O primeiro campo do Coringão foi o Lenheiro, no Bom Retiro de 1910.Quando passou a jogar no futebol “oficial”, por méritos próprios, o Corinthians foi jogar ora no Velódromo, ora no Parque Antárctica, quando era apenas das indústrias do Matarazzo, que alugava para a Liga Paulista de Futebol.
Em 18 de agosto de 1926 era lavrada a escritura do Parque São Jorge. O Corinthians tinha casa própria, com jardim e biquinha, e pagaria em doze anos, como de fato pagou. Por estar na área rural do município, no caminho para a Penha, e desfrutar de um cenário bucólico na beira do rio ainda saudável, apelidou-se o campinho, com cercado pintado de branco, de Fazendinha.
[img:alfredo_schurig.jpg,resized,vazio]
Com o esforço de um mutirão de quase dois anos entre os associados, parte das arquibancadas da Fazendinha eram inauguradas em 22 de julho de 1928. O jogo de inauguração foi contra o América-RJ, um empate em 2 x 2, com a presença de cerca de 2 mil pessoas. O primeiro gol na inauguração oficial do estádio foi marcado pelo avante corinthiano De Maria, aos 29 segundos de jogo. O técnico alvinegro era Ângelo Rocco.
O Estádio Alfredo Schürig homenageia aquele que pode ser considerado um anjo-da-guarda do Corinthians. Schürig foi Presidente de 1930 a 1933, no final da era do amadorismo e início do profissionalismo no futebol. Garantiu, com apoio financeiro de associados do clube, que fosse concluída a Fazendinha. Ajudou ainda nos doze anos de dívida do Parque.
O estádio já foi palco de 484 jogos do Corinthians, com um saldo altamente positivo: 356 vitórias , 65 empates e 63 derrotas. No último jogo, em 3 de agosto de 2002, a equipe venceu o Brasiliense por 1 a 0. O recorde de público foi registrado em 1962, no clássico Corinthians 1 x 2 Santos , quando recebeu 27.384 torcedores.
O sistema de iluminação da Fazendinha foi inaugurado em 25 de fevereiro de 1961, em uma noite de gala do Corinthians, que derrotou o Flamengo por 7 a 2.
Hoje o estádio é usado para treinos do time profissional. Há um projeto ainda não definitivamente encaminhado, porém já revisado e aprovado, de reformas para adequação para os padrões vigentes. Viabilizaria jogos para o ano que vem. Seriam os jogos “menores”, mas o Corinthians estaria utilizando seu patrimônio.
Informativodafiel.blogspot
Caro Gilberto Maluf.
O Presidente do Corinthians vai transformar a fazendinha em local para eventos e shows.
E campo para o Corinthians jogar?
E o Estádio tão prometido?
Ficou só na promessa de varios presidentes e até agora o Timão ainda não tem campo próprio para mandar seus jogos.
É lamentável.
Waldevir Bernardo.
São Paulo/SP.