Maracanã 1976 – Os paulistas estão chegando

Em dezembro , completam-se 32 anos de um dos mais marcantes momentos da história do futebol brasileiro, a invasão corinthiana no estádio do Maracanã, em 1976, na partida semifinal entre Corinthians e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro.

A equipe paulista amargava um jejum de 22 anos sem títulos e os paulistas resolveram apoiar a equipe em massa. Mais de 146 mil pagantes para acompanhar a partida que marcou época por um simples detalhe: mais de 70 mil deles eram corinthianos. O placar foi 1-1 e o Corinthians se classificou para a final nos pênaltis. Os gols, no tempo normal, foram de Carlos Alberto Pintinho, para o Fluminense e de Ruço, para o alvinegro. Nos pênaltis, Tobias defendeu as cobranças de Rodrigues Neto e Carlos Alberto Torres.

Sobre a memorável partida, Nelson Rodrigues, torcedor fanático do Tricolor das Laranjeiras, afirmou: “Ninguém sabia, ninguém desconfiava. O jogo começou na véspera, quando a Fiel explodiu na cidade. Durante toda a madrugada, os fanáticos do Timão faziam uma festa no Leme, em Copacabana, Leblon, Ipanema. E as bandeiras do Corinthians ventavam em procela. Ali, chegavam os corintianos, aos borbotões. Ônibus, aviação, carros particulares, táxis, a pé, a bicicleta. A coisa era terrível. Nunca uma torcida invadiu outro estado com tamanha euforia. Um turista que por aqui passasse, havia de anotar no seu caderninho: – O Rio é uma cidade ocupada. Os corintianos passavam a toda hora e em toda parte”.

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Tratou-se de um imenso deslocamento de torcedores entre São Paulo e Rio de Janeiro. Setenta mil corinthianos assistiram, no estádio do Maracanã, a partida entre o Fluminense Futebol Clube e o Sport Club Corinthians Paulista, válida pelas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1976 e à que atendeu um público de 146 mil pessoas. Nem na história do futebol brasileiro nem na do mundial, não se conhece outro evento esportivo com tamanho deslocamento humano.

O fascínio demonstrado pela imprensa paulista associava-se à perplexidade dos cariocas. O que seria a invasão? O que era a torcida do Corinthians? E paulista sabe fazer festa? Eram as preocupações dos veículos de comunicação cariocas em compreender o que estava acontecendo.

Apesar da Ponte Aérea, paulistanos e cariocas tinham, aparentemente, universos distantes. Ainda havia a forte idéia da descontração carioca por causa das praias e da cidade como um todo e São Paulo como um espaço essencialmente relacionado ao trabalho. Paulista trabalha, carioca desfruta dos prazeres da vida.

Quando as notícias sobre as movimentações da torcida do Corinthians começam a chegar ao Rio, as primeiras impressões foram delineadas. Tratava-se de uma dupla descoberta em que paulistas conheciam cariocas e vice-versa. A consciência de uma grande presença corinthiana no Rio apareceu rapidamente nas páginas dos jornais cariocas.

No entanto, o clima de euforia assumido pela imprensa foi quebrado por um artigo publicado pelo Jornal do Brasil, no qual o jornalista José Nêumanne Pinto apresenta e analisa o “fenômeno Corinthians”. A tese do jornalista é a de que a torcida do Corinthians estava ressentida por causa dos 22 anos sem títulos – fato que a tornou motivo de piada para os outros torcedores de São Paulo e, além disso, por conta de uma conjuntura favorável, a imprensa de São Paulo estava adotando o Corinthians como mais uma mercadoria e sucedendo nesse investimento. Rádio, jornal, revista e televisão entraram na onda corinthiana.

Se a presença da massa de torcedores corinthianos assustava parte dos cariocas, também as notícias que continuavam a chegar de São Paulo surpreendiam. Matérias com títulos sugestivos, como “Corinthiano só trabalha na terça-feira”, eram veiculadas o tempo todo na mídia.

Depois de uma semana de muita expectativa, veio o jogo. Parte das previsões se cumpriram. Provavelmente, se não fosse pela maciça presença da torcida corinthiana pelas terras cariocas, o evento não chamaria tanta atenção. Apesar de ser um jogo decisivo, a ocasião ficou, em grande parte, comprometida pela forte chuva. A decisão por pênaltis trouxe mais emoção à disputa, mas, de fato, não foi uma grande partida de futebol. Valeu, dessa maneira, mais pela presença dos torcedores.

Como não poderia deixar de ser, os jornais de segunda-feira foram invadidos: cada parte do jornal, fosse esporte ou não, falava do jogo e dos corinthianos. O Rio sentiu a invasão. Assim como já estava ocorrendo com os periódicos de São Paulo, o Corinthians e a sua torcida saíram das páginas esportivas e migraram para todas as outras seções.

Além disso, a participação da torcida e a concretização da “Invasão” só trouxeram dividendos para os que estavam no poder. A presença oportunista de dirigentes políticos da ditadura militar tentando tirar proveitos da euforia corinthiana não pode, porém, ser apresentada de forma absoluta. Os torcedores partiram para a ‘subversão da ordem’ – forma como gostavam de qualificar os generais de plantão – como, por exemplo, com o gasto de milhões de litros de combustíveis, enquanto o governo apresentava planos de racionamento.

No entanto, era mais do que isso: era também a subversão do prazer. A rigor, não havia nada de produtivo na invasão corinthiana. Muito pelo contrário, uma vez que muitos deixariam de trabalhar para acompanhar o Corinthians na capital fluminense. Um grande número de empresas de regiões industriais de São Paulo e do ABC paulista disponibilizaram transporte para os seus funcionários, em uma atitude de patronato que pode ser lida como mais um mecanismo de controle sobre os trabalhadores.

Em uma tentativa de contextualizar historicamente o acontecimento, é possível perguntar se não houve, a partir daquele momento de sociabilidade entre os torcedores a partir do futebol, uma maior possibilidade de organização para as lutas sindicais e trabalhistas. Ou seja, os mesmos trabalhadores que estiveram lado a lado para torcer e lutar por um sucesso corinthiano não poderiam estender esses laços para a luta pela democracia?

Pode-se notar que há também um ato de forte simbolismo presente nas manifestações de rua como o espaço público urbano voltando a ser ocupado. Ainda não era uma ocupação política – que pode ser compreendida como a luta pelo fim da ditadura militar –, mas mesmo que para torcer pelo Corinthians, saindo com seus carros buzinando pelas ruas da cidade, as ruas voltavam a ser ocupadas. Não eram mais as manifestações populares anteriores ao AI-5: era o povo que voltava a tomar de volta o ambiente que sempre fora seu.

É comum na história do Corinthians a convocação de especialistas no campo das humanidades para tentar desvendar pela ciência o que significa essa massa de apaixonados-torcedores. Por isso, vale destacar a conclusão apontada pelo sociólogo Sérgio Miceli, já que ainda era mais fácil tratar o futebol como um eficiente mecanismo de alienação popular. Na memória da intelectualidade ainda estava muito presente o uso político que a ditadura militar tinha feito – e continuava a fazer – do esporte mais popular do país.

“A esta altura, o Corinthians é menos um time do que uma militância, menos uma torcida desinteressante do que uma organização embrionária de anseios populares. Seria mesmo ocioso listar as inúmeras expressões com que os Gaviões se dispõem a “acordar a burguesia”. Sabem muito bem que estão embaixo, do lado do alambrado, nas gerais, têm consciência de que a segmentação da própria torcida corinthiana se inscreve num processo de luta interno e externo ao clube, envolvendo cartolas, técnicos, conselheiros”. (Sérgio Miceli, Os que sabem muito bem que estão embaixo, Jornal do Brasil, Caderno B, 13/12/1976, p. 1.)

Plínio Labriola Negreiros
Wander Luiz

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