Toninho II (ex-ponta-esquerda do São Paulo)

TONINHO II

Toninho II, o Antonio Pedro de Jesus, ponta-esquerda do São Paulo entre 1968 e 72, mora hoje em Neves Paulista (SP), onde nasceu no dia 26 de julho de 1947.

Desde os juvenis no Tricolor do Morumbi, Toninho virou “Toninho II” quando o São Paulo contratou Toninho Guerreiro junto ao Santos FC, em 1969. À época, Toninho II foi emprestado ao Paulista de Jundiaí ao lado do saudoso Benê, já falecido.

Bicampeãopaulista pelo São Paulo FC em 1970 e 71, ele jogou 57 vezes no time titular do Tricolor, fazendo um gol em 26 vitórias, 17 empates e 14 derrotas. Em Neves Paulista hoje Toninho II é professor de Educação Física.
[img:spfc_com_toninho_II.jpg,resized,vazio]
Tricolor antes de partida no Morumbi. Em pé estão Jurandir, Sérgio, Arlindo, Gilberto, Édson Cegonha e Forlan; agachados vemos Terto, Teodoro, Toninho Guerreiro, Gérson e Toninho II.

Entre 1970/1972 época que Toninho II jogou no São Paulo, eu morava em frente a casa dele na avenida Jabaquara, em São Paulo, altura do número 1300. O pai do Toninho II era farmaceutico, seu comércio ficava na frente da casa dele.
Um dos momentos de maior glória do Toninho foi em jogo pela Libertadores de 1972, em jogo no Morumbi contra o Barcelona do Equador, com empate por 1 x 1, gol de Toninho II.
Lembro-me que seu pai, orgulhoso, mostrou a manchete da capa de A Gazeta Esportiva.

Neste ano, a título de curiosidade, quem ganhou a Libertadores foi o Independiente de Buenos Aires, cognominado rei de Copas.

Foto e quantidade de jogos,de Milton Neves
Texto de Gilberto Maluf

Um comentário em “Toninho II (ex-ponta-esquerda do São Paulo)

  1. Marcos Galves

    Vi o Toninho II jogar pelo São Bento em 1973. Ele veio junto com o Babá, mas o Toninho ficou pouco tempo. Era bom jogador mas gostava de uma farrinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *