A saudosa Concha Acústica do Pacaembu

Lembrança do Corinthians campeão paulista de 1951 no Pacaembu com a concha acústica. Naquele ano, o Timão quebrou um jejum de 10 anos sem títulos regionais. O ataque formado por Cláudio, Luisinho, Baltazar, Carbone e Mário marcou 103 gols. Esta foto foi tirada na última partida do time do povo na competição contra o Palmeiras, que terminou com vitória alvinegra por 3 a 1
[img:Concha_ac__stica_em_1951.jpg,thumb,vazio]

CONCHA ACÚSTICA

Monumento arquitetônico característico do Pacaembu, a concha acústica foi palco de inúmeras apresentações musicais e culturais a partir de 1940, quando o estádio foi inaugurado.

Servia também como anfiteatro e provocava um efeito acústico com o canto das torcidas durante as partidas.

No entanto, em 1970, a concha foi derrubada para a construção do tobogã, lance de arquibancada que aumentou a capacidade do próprio da municipalidade em 12 mil lugares. A medida é contestada até hoje, especialmente pela pouca beleza plástica do setor.

Em 2007, na Câmara Municipal de São Paulo, começou-se a debater a reconstrução da concha, com a presença de membros da secretaria de Esportes, do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, e do CONDEPHAAT.

Em 1963, Otávio Pimentel e Juarez Soares entrevistam Garrincha no gramado do Pacaembu. Atrás, a saudosa concha acústica
[img:Garrincha_e_a_concha_ac__stica_atr__s_1.jpg,thumb,vazio]

Nesta outra foto , até a saudosa Concha Acústica do Pacaembu é maravilhosa. Em pé: Zito, Olavo, Formiga, Getúlio, Zé Carlos Silvério e Gylmar. Agachados: Julinho, Pelé, Servílio, Chinesinho e Pepe. Era o campeonato brasileiro de seleções de 1959. Esse time ganhou de Pernambuco por 3 a 1 em jogo dirigido por Argemiro Félix de Sena, que expulsou Zito. A Seleção Pernambucana, treinada pelo lendário Gentil Cardoso, jogou e perdeu com: Waldemar, Geroldo, Edson, Clóvis e Givaldo; Zé Maria e Geraldo Caçapa; Traçaia, Zé de Melo, Paulo e Oswaldo.
[img:Sele____o_Paulista.jpg,thumb,vazio]

Abaixo uma foto limpa que deixa bem nítido como era a Concha Acústica:
[img:Que_pecado_a_derrubada.jpg,resized,vazio]
Como torcedor corintiano estive muitas vezes no Pacaembu e também fiquei triste com a derrubada . Sempre ouvi falar e via que a Concha Acústica era o termômetro se teríamos casa cheia. Quando a arquibancada começava a ficar cheia, víamos os primeiros torcedores ficarem em pé nos degraus superiores da Concha Acústica. Procurei no site do MN e achei uma foto onde mostra a arquibancada lotada e a Concha Acústica começando a receber os últimos torcedores. [img:Solenidade_da_Independ__ncia.jpg,resized,vazio]

Fonte Marcelo Rozenberg/Milton Neves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *