Palmeiras Sport Club – João Pessoa / PB

Mais um escudo inédito encontrado em papel timbrado por Guilherme Nascimento, em arquivos de correspondências enviados ao Santos FC, repassado ao Rodolfo Stella.

O Palmeiras Sport Club de João Pessoa, clube que disputou quase todos o os campeonatos paraíbanos da decadas 20, 30, 40 e 50, conquistando 4 títulos estaduais: 1919, 1921, 1933 e 1935.

 

Fontes: RSSSF, Julio Diogo, Jose Ricardo Caldas Almeida  e arquivos pessoais.

 Escudo papel timbrado encontrado por Guilherme Nascimento, repassado para Rodolfo Stella.

Uniforme site clik nos campeões http://clicknoscampeoes.weebly.com/campeonato-paraibano.html

 

5 pensou em “Palmeiras Sport Club – João Pessoa / PB

  1. Luciano Sorrentino

    Meu avô jogou no Palmeiras S C. Seu nome era Mário Sorrentino. Queria saber um pouco mais da história e se tem algum registro dele no clube.

  2. Vitor Dias

    Já ia me esquecendo: por uma grande coincidência, o notário do Arquivo Eclesiástico de João Pessoa, onde tenho conduzido parte de minhas pesquisas, é filho de um ex-jogador e neto do último presidente do Palmeiras. Ele me afirmou que o pai dele ainda guarda uma bandeira do clube. Assim que o arquivo reabrir, vou avaliar com ele a possibilidade de obter uma fotografia da bandeira palmeirense.

  3. Vitor Dias

    Ielo,

    Excelente trabalho no redesenho do escudo e parabéns ao Guilherme Nascimento por encontrar essa raridade! Você sabe dizer onde o Guilherme encontrou o documento que permitiu o redesenho do escudo? Visitei a sede do Esporte Clube Cabo Branco recentemente e me disseram que o clube não tem arquivos antigos, mas não sei não…

    Para complementar o artigo, o Palmeiras foi fundado em 21/02/1918. Além disso, houve campeonato paraibano em 1930, com a participação de Cabo Branco, Internacional, Palmeiras, Remo e Vasco da Gama, mas o campeonato foi interrompido para a preparação da Seleção Paraibana e não foi reiniciado por ocasião do golpe de estado de 1930.

  4. Antonio Mario Ielo Autor do post

    Sim, Rodrigo

    Os arquivos antigos de correspondencia dos clubes e federações são grandes fontes, mas como ter acesso a eles?

  5. Rodrigo Santana

    Eu fico pensando quantas descobertas poderiam ser feitas nos arquivos dos vários clubes deste nosso país. Seria fantástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *