CURIOSIDADES III – SETE DE SETEMBRO FUTEBOL CLUBE – BH

Na história do futebol mineiro, o Sete de Setembro Futebol Clube poderia ser comparado ao Íbis de Pernambuco, tamanha é a sua coleção de derrotas e de acachapantes goleadas sofridas.

Porém, o Tigre da Floresta, como era conhecido, teve seus raros momentos grandiosos conforme as súmulas abaixo de suas maiores goleadas contra os seus principais rivais citadinos:

SETE DE SETEMBRO 4×1 CRUZEIRO
19/06/1921 – Campeonato Mineiro
Belo Horizonte-MG
Estádio: Prado Mineiro
Sete de Setembro: Veiga; Firmino e Édson; Sant’Anna, Porphírio e Alfredo; Damaso, Sátiro, Oscarlino, Firpe e Américo.
Cruzeiro (Palestra): Scarpelli; Polenta e Ciccio; Quiquino, Américo e Kalim; Izoni, Spartaco, Atílio, Henriqueto e Nero.
Gols: Sátiro (2), Porphírio, Oscarlino; Atílio.
Obs: Esta foi a primeira partida entre os dois clubes e o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália. Na outra partida da rodada dupla houve um Luzitano 3×1 Atlético. (Agradecimento a Julio Diogo).

SETE DE SETEMBRO 7×1 ATLÉTICO-MG
18/06/1922 – Campeonato Mineiro
Belo Horizonte-MG
Estádio: Prado Mineiro
Árbitro: Celso
Sete de Setembro: Veiga; Avelino e Firpe; Sant’Anna, Paulo e Guilherme; Nino, Novato, Romano, Totó, Pé de Ferro (Oscarlino), (Symphronio).
Atlético-MG: Moretzsohn; Pequito e Dias Coelho; Palmirio, Alceu e Porphírio; Pirulito, Tula, Zica Filho, Márcio e Ivo Melo.
Gols: Totó (2), Oscarlino (3), Symphronio (2); Márcio.
Obs: Esta foi a maior goleada sofrida pelo Atléticoem Campeonatos Mineiros.Napreliminar da rodada dupla houve um Yale 2×1 América.

SETE DE SETEMBRO 4×0 AMÉRICA-MG
27/01/1935 – Amistoso
Belo Horizonte-MG
Estádio: Alameda
Árbitro: Dunorte André
Sete de Setembro: Armando; Américo e Hélio; Raphael, Tininho e Teixeira; Ademar, Zé Maria, Adão, Beleléu e Bracarense.
América-MG: Romeu; Pedercini, Lacerda (Pimentão); Adherval (Elliot), Palin e painhas; Migueira, Waldelirio (Hugo), Ricardo, Rômulo e Capucci. Técnico: Satiro Taboada.
Gols: Adão (3), Tininho.
Obs: Esta partida foi preliminar de Atlético 0x2 Villa Nova. Como curiosidade, o América usava uniforme vermelho em protesto contra o profissionalismo e o Sete, tradicionalmente rubro, jogou de verde.

Cordiali Saluti

Claudio

Este post foi publicado em 30. Claudio Freati, Curiosidades, Grandes Goleadas, Minas Gerais em por .

Sobre Claudio Freati

gosto de escrever sobre curiosidades dos clubes menores enfrentando os grandes, com resultados, súmulas, goleadas, competições esquecidas, comparações, etc. Meu bisavô fundou o Yale, meu avô o Villa do Carmo de Barbacena e eu sou Atleticano. Minha linhagem italiana não me permitiu torcer pelo Palestra pois tenho 39 anos e na minha infância o galo era meia seleção de 81/82 ao lado do Flamengo, mas tenho respeito pelas histórias dos clubes e um pouco menos pelas opiniões de torcedores. Estou escrevendo muito sobre o Sete e Siderúrgica. Tenho um bom acervo de anotações de Villa, Atlético, América, Sete, Siderúrgica, times de Barbacena e Cruzeiro (tabela em excel), exceto o Almanaque do Cruzeiro, inclusive trabalho arquivos para o Carlos Paiva (América) e Wagner Augusto (Villa), tentando contribuir com sua obra, onde já os entreguei várias pérolas para suas próximas edições e tenho muito bom acesso, sempre que posso, à Hemeroteca de BH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *