CURIOSIDADES II – SETE DE SETEMBRO FUTEBOL CLUBE – BH

O Sete de Setembro, durante quase sua centenária história, conquistou somente três títulos oficiais promovidos pela FMF ou por sua antecessora LMDT.

  • O Torneio Início de 1922, eliminando os três principais clubes da capital.
  • A Taça Coronel Oscar Paschoal em 1956, em homenagem ao dirigente da FMF, que reuniu as quatro equipes eliminadas da fase final do Campeonato Mineiro de 1955 (Cruzeiro, Metalusina e Asas).
  • O Campeonato Mineiro da 2ª Divisão de 1997 (equivalente à terceira divisão).

Seguem abaixo as súmulas das partidas que lhe valeram os títulos:

 SETE DE SETEMBRO 0x0 ATLÉTICO-MG
02/04/1922 – 16h10 Torneio Início Campeonato Mineiro
Belo Horizonte-MG
Estádio: Prado Mineiro
Árbitro: Henriqueto
Sete de Setembro: Veiga; Pé de Ferro e Américo; Sant’Anna, Paulo e Guilherme; Nino, Novato, Romano, Totó e Oscarlino.
Atlético-MG: Odilon; Pequito e Minotti; Porphirio, Furtadinho e Titita; Tuffy, Zica, Filho, Dias e Attilio.
Obs: O Sete de Setembro, após eliminar o Palestra Itália e o América, venceu o Atlético por 1×0 nos escanteios. O Atlético atuou com apenas 10 jogadores, pois perdeu Tuffy lesionado gravemente no rosto.

 SETE DE SETEMBRO 0x0 ASAS
25/02/1956 – Torneio Oscar Paschoal
Belo Horizonte-MG
Estádio: Independência
Público: Portões abertos
Árbitro: Osvaldo Furtado
Sete de Setembro: Mão de Onça; Valter II, Ranieri; Alaor e Amauri; Mundico e Vander; Edinho, Márcio, Valter e Vicentino. Treinador: Paulo Benigno
Asas: Paulo França; Hugo e Hélio; Geraldo, Saquarema e Peixoto; Ferreira, Ceci, Altair, Otacílio e Orlandinho. Treinador: Madeira
Obs: O Sete de Setembro mesmo perdendo para o Cruzeiro por 6×4 na primeira rodada ganhou os pontos por irregularidades do adversário, depois venceu o Metalusina por 3×1 e fechou o torneio contra o Asas de Lagoa Santa. 

SETE DE SETEMBRO 1×0 FABRIL
19/10/1997 – 16h30 Campeonato Mineiro 2ª Divisão
Belo Horizonte-MG
Estádio: Independência
Público: 260
Árbitro: Délio Alves da Silva.
Sete de Setembro: Laércio; Chris (Telão), Roberto, Ralf, Carlão; Willian, Lói (Léo Salazar), Clemilson, Wellington (Paulinho); Fábio Menezes, Jorge. Treinador: Jurandy Gama Filho
Fabril (Lavras-MG): Júlio César; Juninho, Carlão, Marquinhos, Eduardo (Prainha); Tobias, Raimundinho, Ted, Edicarlos; Devair (Julio), Betinho. Treinador: Chimbica
Gol: Fabio Menezes (pk), 90’+5′
Obs: O Sete de Setembro em parceria com a UFMG se sagrou campeão mineiro da 2ª Divisão, tendo como seus adversários o Fabril de Lavras, Esportivo de Passos, Aciaria de Ipatinga e Siderúrgica de Sabará.

Cordiali Saluti

Claudio

Este post foi publicado em 30. Claudio Freati, Curiosidades, História do Futebol, Jogos Históricos, Minas Gerais em por .

Sobre Claudio Freati

gosto de escrever sobre curiosidades dos clubes menores enfrentando os grandes, com resultados, súmulas, goleadas, competições esquecidas, comparações, etc. Meu bisavô fundou o Yale, meu avô o Villa do Carmo de Barbacena e eu sou Atleticano. Minha linhagem italiana não me permitiu torcer pelo Palestra pois tenho 39 anos e na minha infância o galo era meia seleção de 81/82 ao lado do Flamengo, mas tenho respeito pelas histórias dos clubes e um pouco menos pelas opiniões de torcedores. Estou escrevendo muito sobre o Sete e Siderúrgica. Tenho um bom acervo de anotações de Villa, Atlético, América, Sete, Siderúrgica, times de Barbacena e Cruzeiro (tabela em excel), exceto o Almanaque do Cruzeiro, inclusive trabalho arquivos para o Carlos Paiva (América) e Wagner Augusto (Villa), tentando contribuir com sua obra, onde já os entreguei várias pérolas para suas próximas edições e tenho muito bom acesso, sempre que posso, à Hemeroteca de BH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *