Sport Club Veneciano – Nova Venécia (ES)

Fundado em 1952, um dos mais tradicionais clubes amadores da cidade de Nova Venécia, emancipada politicamente somente em 1954. Campeão do certame amador do norte capixaba em 1976, participando do campeonato capixaba profissional de 1977 e 79.

Teve sua história marcada por uma tragédia em 1979, durante o campeonato estadual, quando em uma viagem a Capital, dois jogadores, Ferreira e Michila, bem como seu técnico, Getúlio Martins, faleceram num acidente automabilístico. Com a fatalidade o clube abandou o campeonato, perdendo por WO suas ultimas partidas.

O clube utilizou outros escudos parecidos em seus uniformes, alterando o formato do escudo e das letras, mas sempre de friso azul, fundo branco e letras das iniciais em azul.

FONTES: dados pessoais, Revista Placar, RSSSF e Blog do Timinha Campos, http://leaodesaomarcosec.blogspot.com.br/

5 pensou em “Sport Club Veneciano – Nova Venécia (ES)

  1. Maria Augusta Ventura Dutra

    Este rapaz que faleceu era meu primo..e meu esposo só não faleceu neste dia pq trocou de lugar com um amigo que faleceu neste dia

  2. Timinha Malacarne Campos

    Bom dia!
    O Sport Club Veneciano participou do Campeonato Capixaba em 1977 e 1979. Este último não chegou a ir até o final do certame alegando não mais condições psicológica causada pelo acidente com seus jogadores e técnico.
    Sport Club Veneciano só existe . Nada relacionado com as cores vermelho e branco e nem com escudo igual ao do Botafogo.

  3. Dario Gainnini

    Eu me recordo quando li a notícia da tragédia na revista Placar poucos dias depois de ocorrida, com a referência poucas semanas depois que o Veneciano havia se retirado do campeonato capixaba depois disso. A reportagem destacava Michila, que já teria um contrato assinado com um time de maior projeção, não me lembro se um dos grandes do Estado ou até mesmo de um clube de um dos grandes centros do futebol brasileiro.
    Outro detalhe do qual me lembro é que o técnico Getúlio Martins sobreviveu ao acidente, embora com uma fratura grave na coluna, evidentemente podendo ter vindo a falecer mais tarde por complicações decorrentes dela.

  4. Antonio Mario Ielo Autor do post

    Wanderson,

    Verificando um pouco mais, observa-se que o Veneciano de 1979, perde suas ultimas partidas por WO no site da RSSSF. Em minha lista final não estava constanto o Veneciano.

    No blog do Timinha Campos, em seus artigos e fotos, não há nenhuma sitação de existir um outro clube com o nome Veneciano Futebol Clube, embora exista na internet um escudo vermelho e branco para este clube, igual ao Bota do Rio. Assim concidero o participante dos dois anos o Sport club Veneciano, até novas informações.

    O atual Sociedade Esportiva Veneciano somente vai surgir em 2001.

    Obrigado pelo complemento, que já foi corrigindo no artigo.

    Abs.

  5. Wanderson Pereira

    Oi Ielo,

    uma dúvida, no site da Rsssf Brasil consta que foi o Veneciano Futebol Clube que jogou o estadual de 1977 e de 1979.

    O certo então é que o Veneciano Futebol Clube só jogou o de 1979?

    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *