O Primeiro Título da História do São Paulo, pós refundação

O São Paulo, time da fé, como é conhecido amargou oito nos sem nenhum título. Também pudera, a equipe estava em formação e as derrotas eram apenas consequência.
O Tricolor Paulista como é conhecido, atualmente, passou por sérias dificuldades para ganhar seu primeiro título da história.
Os corinthianos e palmeirense zombavam do São Paulo porque o Tricolor só seria campeão se a moeda caísse de pé, mas para a infelicidade dos adversários do São Paulo o ano de 1943 marcou o primeiro título da história do clube.
A equipe são-paulina contava com a genialidade de Leônidas da Silva, além de Luizinho, Sastre, Piolim e King; o grande guarda metas. King, que em inglês significa rei.
King foi comprado junto a um time do Paraná e realizou no Tricolor um excelente desempenho.
A primeira partida do São Paulo no certame de 1943 foi contra o Comercial da Capital. Os tricolores passaram fácil com uma goleada de 4 a 1. Depois veio o Ypiranga, e esse jogo mostrou a primeira derrota do São Paulo no campeonato paulista de 1943.
As coisas no começo do campeonato paulista iam bem para o Tricolor. O terceiro jogo notificou a fama de time forte. Os tricolores atropelaram o São Paulo Railway por sonoros 5 a 1.
Em 11 de abril o São Paulo entrou e campo para enfrentar o Jabaquara de Santos. A partida foi no Pacaembu. Os gols do time da fé, foram anotados pelos seguintes jogadores: duas vezes Leônidas, um Luizinho e outro de com isso o São Paulo passou pelo Jabaquara pela contagem de 4 a 2.
Os próximos adversários do São Paulo eram a Portuguesa, Corinthians e Juventus.
O Tricolor Paulista não obteve bons resultados contra os adversários citados acima. Um empate em 1 x 1 com a Portuguesa, uma derrota por 2 x 1 perante ao Corinthians e um empate com o Moleque Travesso em 1 x 1.
O time de Joreca se reabilitou rapidamente dos revezes que havia sofrido nos clássicos e no jogo contra a pequena equipe da Mooca.
No dia 16 de maio o time da fé massacrou o Santos por incríveis 6 tentos e 1. Nesse pequeno intervalo do campeonato paulista, o São Paulo realizou um amistoso contra o Fluminense, do Rio de Janeiro. A partida foi disputada no Pacaembu e com gols de Sastre, Pardal e Luisinho. O Tricolor Paulista goleou o time carioca por 3 a 0.
O São Paulo de Leônidas da Silva estava a todo o vapor. Para mostrar isso é só verificar o placar da partida entre São Paulo e Portuguesa Santista. O Tricolor humilhou à Briosa por 8 a 1
O campeonato prosseguia e o mais querido obteve dez vitórias consecutivas. Os oponentes derrubados foram: Palmeiras, SPR, Comercial da Capital, Jabaquara, Ypiranga, Portuguesa, Portuguesa Santista, Juventus, Corinthians e Santos. O Tricolor marcou 32 tentos nesse período.
A última partida do São Paulo no certame de 1943 foi contra o Palmeiras. No dia 3 de outubro o Tricolor Paulista empatou em branco com o Alviverde, se tornando campeão paulista pela primeira vez e é bom notar que esse foi o primeiro título do São Paulo em sua gloriosa caminhada, após sua refundação.

FONTE: Alexandre Martins

0 pensou em “O Primeiro Título da História do São Paulo, pós refundação

  1. Eduardo Cacella

    Olá pessoal!!
    Lembro que TEMAS POLÊMICOS tem de ser evitados, como colocado na parte de cima do blog, como esse é claramente polemizado e como ocorre em todos temas desse nivel, já estava sendo criada mais polêmica irei encerrar os comentários e PEDIR PARA QUE SEJAM EVITADOS ARTIGOS QUE NÃO LEVAM A UM LUGAR COMUM e caso alguem não esteja satisfeito que resolva por email.

    Edu

  2. Braz Leme

    Se o título, inclusive é reconhecido pela FPF como sendo do São Paulo FC, isto é o suficiente para mim, inclusive consta no site oficial do São Paulo FC. Deem uma espiadinha por lá!

    Quero votar neste artigo, mas só se for corrigido pelo autor (pelo jeito não haverá tempo).

    Abraço a todos.

  3. Marcos Galves

    Pessoal,
    Essa história é polêmica e cada um defende com unhas e dentes a sua versão. Acho que não é com termos ofensivos que vamos chegar a algum lugar. Pesquisador é aquele que demonstra com fatos o seu ponto de vista. Eu também defendo que o antigo São Paulo, da Floresta (que era um bairro da capital paulista)é o embrião do atual São Paulo.
    Uma vez conversei com o falecido e renomado historiador, Rocha Netto, que era tricolor fanático sobre essa história.
    Perguntei sobre as duas versões, ele simplesmente não disse nada pois as duas sendo bem embasadas, podem valer.
    Acho que esse assunto é bem interessante para um trabalho de pesquisa!

  4. Braz Leme

    Alexandre você está errado, o São Paulo FC é o mesmo, era chamado como da Floresta por causa do estádio, que ainda está lá adormecido. Passe lá pra ver.

    Como pode um cara como você, falar e escrever isso?

    Até a FPF já passou o título para o São Paulo, é bom você pesquisar mais, meu estimado.

    Seu artigo desse jeito pra mim não vale nada, falou?

    Portanto o primeiro título do São Paulo, foi em 1931, quer você queira ou não!

    Se corrigir terá meu voto.

    Abraço

  5. Alexandre Martins

    O SÃO PAULO FC FOI FUNDADO EM 16 DE DEZEMBRO DE 1935,PORTANTO O TÍTULO DE 1931 PERTENCE A OUTRO SÃO PAULO;O DA FLORESTA.
    NAS ESTATÍSTICAS OFICIAS DO CLUBE O PRIMEIRO JOGO DA HISTÓRIA DO CLUBE ACONTECEU EM 1936 CONTRA A PORTUGUESA SANTISTA.
    NO ANO DE 1943 O TRICOLOR PAULISTA CONQUISTOU O SEU PRIMEIRO TÍTULO.

  6. Braz Leme

    O primeiro título do São Paulo FC, foi em 1931, e não em 1943, querem os Senhores queiram ou não. Portanto o título de 1943 é o segundo título.
    Tanto que é reconhecido pela FPF, como título do Tricolor do Morumbi.