OPERÁRIO-MT: TRÊS CLUBES EM UM

A história do Operário de Várzea Grande-MT é muito confusa e alguns nem sabem. Através de minhas revistas e algumas informações da internet fiz o levantamento abaixo. Por favor, me corrijam ou acrescente algo se necessário.

CLUBE ESPORTIVO OPERÁRIO VÁRZEA-GRANDENSE

O Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense foi fundado em 01/05/1949. Foi um dos clubes mais importantes do Estado do Mato Grosso. Ganhou 09 títulos Estaduais (1964, 1967, 1968, 1972, 1973, 1983, 1985, 1986, 1987).  Após alguns anos de altos e baixos em 1994 a equipe se encontrava falida e para fugir das dívidas seus dirigentes pediram o licenciamento junto a federação e fundaram o Esporte Clube Operário.

Contudo, em 2009 um grupo de pessoas da cidade reativaram a equipe, mesmo existindo outro Operário na cidade. Assim neste ano o operário F.C. LTDA jogou a 1° divisão e o C.E.O.V. a 2° divisão.

Escudo antigo

ESPORTE CLUBE OPERÁRIO

O Esporte Clube Operário foi fundado em 06/03/1994. Herdou toda a fama e história do C.E.O.V.. Como não possuía dívidas a equipe nasceu forte e conquistou um bi-campeonato logo de cara. Conquistou o Bi em 1994/95 e o título de 1997. Contudo da mesma forma que seu antecessor teve altos e baixos, culminando com a desistência de disputar o campeonato de 2001. Voltou em 2002 e conquistou o título.

 

OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE LTDA..

O operário Futebol Clube LTDA surgiu em 01/05/2002 substituindo o E.C.O. que havia ficado parado por um ano. No campeonato de 2002 a equipe iniciou a competição ainda com a nomenclatura antiga (campeonato começou em 17/02), porém a partir das semi-finais com o novo nome. Ganhou a Copa Governador de 2005 e o Estadual de 2006. Em 2011 fez péssima campanha no Estadual e acabou rebaixado  à 2ª divisão de 2012.

primeira versão

FONTES:

http://www.fmfmt.com.br/index.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oper%C3%A1rio_Futebol_Clube_Ltda.#T.C3.ADtulos

http://www.rsssfbrasil.com/historicco.htm#mt

http://operariomt.com.br/

http://umtimepordia.blogspot.com.br/2008/11/operrio-futebol-clube-ltda.html

Revistas Placar de 1994 a 2012.

7 pensou em “OPERÁRIO-MT: TRÊS CLUBES EM UM

  1. Daniel Fontes Kayano

    Olá!
    Tinha um time que já jogou com o São Paulo, e esse time tinha o escudo parecido com o do Operário de Várzea Grande, só que com 6 letrinhas verdes.

  2. Rodrigo Santana Autor do post

    Olá Wanderson,

    Primeiro: São três times diferentes, pois são CNPJs diferentes.

    Segundo: Na questão data o que pode (é uma hipótese) ter ocorrido é uma questão de tramite junto ao registro da equipe, ou seja, a equipe estreou sem registro CNPJ.

    Terceiro: A equipe de 2009, que jogou a 2ª divisão, não consegui apurar seu CNPJ. Até encontrei um, mas pelo que apurei o mesmo era falso. Não sei se era o mesmo da equipe fundada em 1949.

    Quarto: Equipes de Maringá: Na verdade existem/existiram 04 equipes com a nomenclatura GRÊMIO MARINGÁ:

    1 – GRÊMIO ESPORTIVO MARINGÁ
    2 – GRÊMIO DE ESPORTES MARINGÁ
    3 – GRÊMIO MARINGÁ – GEM
    4 – GRÊMIO MARINGÁ S/C (ATUAL GRÊMIO MARINGÁ S/S, QUE ALGUNS CHAMAM DE GRÊMIO MARINGÁ S/A)

    Fico a disposição.

  3. Wanderson Pereira

    Oi Rodrigo,

    resta uma dúvida, o Esporte Clube Operário foi fundado em 06 de março de 1994 para substituir o outro que fechou as portas em 1994, porém se você olhar na tabela do estadual de 1994, no site da rsssf brasil, o campeonato começou em 19 de fevereiro do mesmo ano e o C.E.O.V. jogou. E mais, no mesmo dia da fundação do E.C.O., o C.E.O.V. jogou contra o São José e empatou em 0x0.

    Aonde eu quero chegar: O E.C.O tomou o lugar do C.E.O.V. a partir de certo momento na competição e foi o campeão certo?

    O E.C.O. seria, portanto, o próprio C.E.O.V. com a nomenclatura mudada por conta de dívidas trabalhistas, herdando assim sua vaga no campeonato, que por sinal foi o legítimo campeão, e mais, herdando o seu histórico?

    Em 2002 o E.C.O. torna-se um clube empresa, mudando mais uma vez a nomenclatura e herdando o histórico do anterior, pela segunda vez?

    Por acaso os três não seriam um só e, em 2009, um grupo de dirigentes e empresários rivais, em função da disputa resolvem fundar um novo clube que resgata a primeira nomenclatura do Operário?

    Obs. Em Maringá estão tentando apagar a história dos dois Grêmio Maringás distintos e uni-lás em um novo clube fundado recentemente.

    abs

    Mais uma vez, desculpe a minha ignorância.

  4. Rodrigo Santana Autor do post

    Ielo,

    Aí está a minha maior dúvida: Com qual nomenclatura a equipe terminou o campeonato?

    Não consegui apurar isso no caso do Operário.

    Alguém poderia nos ajudar?

    Att.

  5. Antonio Mario Ielo

    Rodrigo e amigos,

    Se o CNPJ do clube for mantido, todas as obrigações contratuais e resposabilidade pertence ao detentor do referido registro.

    Assim, se em 2002, se iniciou o campeonato estadual com o nome de EC Operario, e no meio do campeonato alterou o nome e razão social para Operario Futebol clube Ltda, mantendo o CNPJ e sua inscrição junto a federação, então é o mesma instituição, ou seja o mesmo clube com a mudança de nome, com seus titulos e responsabilidades, incluindo as dividas traballhistas com funcionarios e jogadores.

  6. Rodrigo Santana Autor do post

    Ielo,

    Isso vai depender do ponto de vista. No meu são três clubes distintos… Esse tipo de coisa acontece com grande frequência no Brasil…

  7. Antonio Mario Ielo

    Rodrigo,

    Muito bom artigo e esclarecedor.
    Podemos concluir que são dois clubes.

    O primeiro se chamava Clube Esportivo Operario Várzea-Grandense, 9 titulos estaduais, e tentou voltar disoutando a 2a divisão de 2009.

    O segundo se chamava Esporte Clube Operário, e mudou de nome em 2002 para Operário Futebol Clube Ltda, 4 titulos estaduais, e em 2011 foi rebaixado para a 2a divisão.

    Ou seriam 3 clubes distintos?

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *