Segue em primeira mão o primeiro escudo da Associação Desportiva Leônico de Salvador/BA. A equipe foi fundada em 03 de abril de 1940 por um grupo de funcionários da Carl Leoni & Co., por isso o nome da agremiação. Seu primeiro nome foi Leônico Futebol Clube.
Leônico Futebol Clube: vice-campeão da 2ª divisão de amadores
A mudança de nome ocorreu entre os anos de 1958/1959. Estreou no profissionalismo em 1960.
O fato mais importante da história do clube foi a conquista do campeonato baiano de 1966 após derrotar o Vitória em um jogo desempate. Mesmo sem disputar o primeiro turno do Campeonato Baiano, o Leônico foi campeão do segundo; enfrentou o Vitória na final. Após uma vitória para cada, foi realizado um jogo-desempate decisivo na Fonte Nova, onde o Leônico bateu o adversário por 2×1 e sagrou-se campeão baiano. Ganhou aí o apelido de “Moleque Travesso”.
Escudo utilizado por muitos anos pela equipe
Novo escudo
Após 15 anos inativo a equipe voltou ao cenário futebolístico em 2007.
FONTES:
Livro “Leônico 50 anos” – Guiovaldo Veiga (1990) http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_Desportiva_Le%C3%B4nico Escudo e uniforme do Leônico Futebol Clube desenhado por Sergio Mello.
Eu, particularmente, gosto deste uniforme na cor uva!
Da mesma forma que gosto do Caxias (RS) e Juventus (SP).
Ficou bacana Rodrigo!!
Parabéns pelo artigo.
Pois é Basei, muitos acham erroneamente que o nome da equipe faz referência ao leão, mas na verda era o nome da empresa que os fundadores trabalhavam. O interessante é que o mascote da equipe na década de 1960 era um boce chamado “Terrível”.
Parabéns pelo artigo Rodrigo e Sérgio!
Muito interessante a origem do nome, não tinha ideia.
Abs!
Basei