Quem foi Urbano Caldeira.


O jovem Urbano Villela Caldeira Filho, nascido em Florianópolis, tinha 22 anos de idade em 1913 – ano em que chegou a Santos para trabalhar como escriturário, trazendo consigo sua personalidade boêmia e muita vontade de jogar futebol. Já havia fundado alguns times na capital, anos antes, e daí em diante passou a ser um dos mais atuantes sócios, além de zagueiro do time que amaria e comandaria, como técnico, na década seguinte.

O primeiro Paulistão
Foi naquele ano que o Peixe venceu o Campeonato Santista, sem perder nenhuma partida, enfrentando América, Escolástica Rosa e Atlético. Foram seis vitórias, com 35 gols marcados – desempenho que rendeu ao clube um convite da Liga Paulista de Futebol para disputar o campeonato estadual. Na estreia, uma derrota desanimadora: 8 a 1 para o Germânia.

Após uma vitória e três derrotas, a diretoria decidiu que seria impossível continuar viajando a São Paulo para as disputas, já que as passagens de trem não custavam pouco para a delegação. O Santos precisou abandonar a competição, mas não sem antes enfrentar e vencer aquele que seria o grande rival de sua história. Foi no dia 22 de junho que o clube teve como adversário pela primeira vez o Corinthians, também estreante do Paulistão, a quem venceu por 6 a 3.

Fonte: Rádio Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *