Um titulo com um gol irregular

[img:fluminense.jpg,full,alinhar_esq_caixa] Foi um jogo inesquecível para a torcida do Fluminense. Até os dias de hoje se comenta o lance do gol de Lula. Todo o estádio do maracanã, mais de 140 mil pessoas, viu a jogada, menos um, o arbitro José Marçal Filho. O jogo estava para terminar e o Botafogo com o empate seria o campeão. Mas o destino e as forças ocultas impediram essa conquista. O campeão seria mesmo o Fluminense. Aos 43 minutos do segundo tempo, Oliveira centrou alto e Ubirajara, goleiro do Botafogo, saiu para cortar o cruzamento. Marco Antonio, lateral do Fluminense, fez falta e evitou que Ubirajara fizesse a defesa. Lula aproveitou a sobra e mandou a bola para as redes do Botafogo. O tumulto foi formado, porque os botafoguenses não aceitavam a marcação do juiz que confirmou o gol e expulsou Carlos Roberto. José Marçal Filho o arbitro que confirmou um gol irregular, ficou na geladeira por muito tempo. Era um castigo para quem cometera uma falha tão gritante.

Com relação ao jogo, tivemos no primeiro tempo um Botafogo que tinha a vantagem do empate, jogando na retranca, deixando apenas Zequinha e Nilson para os contra-ataques. O Fluminense também entrou bastante cauteloso, provocando um absoluto equilíbrio entre ambos. Com isso, a maior parte das jogadas se desenrolava entre as duas intermediarias. O lance mais perigoso desse primeiro tempo acontece quando Lula, cobrando uma falta, mandou no travessão. Aos 28 minutos, o Botafogo perdeu o lateral Carlos Alberto Torres que saiu contundido.

No segundo tempo o Fluminense voltou com Flávio no lugar de Didi e com isso, deu mais agressividade ao ataque tricolor. Mas o Botafogo era perigoso com as investidas de Zequinha. O Fluminense continuou timidamente mesmo com a entrada de Cafuringa no lugar de Wilton. Com a necessidade da vitória os tricolores partiram para o ataque principalmente com os laterais Marco Antonio e Oliveira. Aos 34 minutos Felix praticou a mais sensacional defesa do jogo depois de uma falta cobrada por Paulo César com perfeição. Aos 43 aconteceu o lance que decidiu o jogo e já comentado acima. O juiz confirmou o gol irregular de Lula e a torcida tricolor comemorou ruidosamente o titulo conquistado no campeonato carioca de 1971.

Detalhes do jogo.

Fluminense 1 x Botafogo 0 – decisão do campeonato carioca de 1971.
Gol de Lula.
27 de junho de 1971.
Maracanã.
Juiz: José Marçal Filho.
Publico: 142.339 pagantes.
Fluminense: Felix. Oliveira. Galhardo. Assis e Marco Antonio. Silveira e Didi (Flavio). Wilton (Cafuringa). Cláudio Garcia. Ivair e Lula.
Botafogo: Ubirajara. Carlos Alberto Torres (Mura). Brito.Osmar e Paulo Henrique. Carlos Roberto e Nei Conceição. Zequinha (Paraguaio). Careca. Nilson Dias e Paulo César.

Fonte: Jornal dos Sports

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *