[img:fed_ac_1_.gif,full,alinhar_esq_caixa] Estadual 2009 começa no dia 1º de março
Não se fala em outra coisa! O Campeonato Acreano de 2009 está dando o que falar antes mesmo de começar. Podendo ter a participação de 12 equipes. Umas das motivações é que o campeão ou vice (se o Rio Branco for o campeão) vai representar o Acre na Série D. Porém, a maior preocupação é em relação aos estádios que vão receber os jogos.
Na reunião na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), ficou definido os primeiros detalhes para a realização do Campeonato Acreano 2009. A previsão é de que o torneio comece no dia 1º de março e termine no dia 10 de maio.
Representantes de nove clubes estiveram presentes. Os dirigentes do Náuas (Cruzeiro do Sul) não compareceram, mas já confirmaram presença na próxima reunião, que está programada para o dia 25 (terça-feira) deste mês.
A volta do Morcego
Vários representantes do Andirá estiveram presentes e confirmaram a volta do Morcego ao futebol profissional. A meta é formar um time para brigar pelas primeiras posições.
Dois novos clubes
Dois novos clubes já manifestaram interesse em participar do Estadual: Cruzeiro do Sul FC e Acre FC. Os dirigentes do time do Vale do Juruá terão que comparecer na próxima reunião, assim como os cartolas da equipe da capital.
Finalmente teremos um campeonato com semifinais e final em cada turno, o que o torna mais atrativo. Sem dúvida, vamos ter bons públicos em 2009. Já imaginou uma grande final entre Juventus e Rio Branco na Arena?
O que, sinceramente, não dá pra entender é o que os times do Vale do Juruá estão fazendo. Vão participar e jogar apenas na capital, u seja, não vão jogar em casa. Um absurdo! Está certo que são muitos gastos. Mas se os times irem em busca de patrocínios e terem uma boa renda nos jogos, certamente dá de jogar em Mâncio Lima.
Acre Futebol Clube
Desde o ano passado, empresários ameaçaram colocar o Acre FC no Estadual, mas até agora os cartolas não compareceram a Federação. Segundo o presidente da FFAC, Antônio Aquino, o clube já está profissionalizado, mas até agora os dirigentes não se manifestaram.
Sena Madureira
No Programa Lance Esportivo, da Rádio Difusora Acreana, um dirigente de Sena Madureira confirmou o interesse da cidade em ter um representante no futebol profissional.
Convênio
Para a alegria e o alívio dos clubes, o Governo do Estado confirmou que o convênio assinado no ano de 2008 será mantido, sem possibilidades de cancelamento ou de aumento.
Cruzeiro do Sul
A diretoria do Cruzeiro do Sul FC compareceu a reunião e já entregou todos os documentos necessários para o departamento técnico da FFAC.
Surpresa!
A grande surpresa ficou por conta da filiação do Amazônia Futebol Clube, representante o município do Bujari. O novo clube acreano também já entregou as documentações, mas a participação de ambos dependem da aprovação dos outros times.
Fórmula
Na reunião também ficou definida a forma de disputa do Estadual. Os 12 times serão divididos em dois grupos de seis equipes cada: Grupo A (Rio Branco, Plácido de Castro, Indepedência, Vasco, Atlético Acreano e Cruzeiro do Sul) e Grupo B (Juventus, Náuas, Adesg, São Francisco, Andirá e Amazônia).
No total, serão 7 times da capital e 5 do interior. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as semifinais, e depois a final. Os últimos colocados de cada grupo não vão participar do returno, ficando assim, 10 equipes (cinco em cada chave).
Ficou decidido que as equipes do Cruzeiro do Sul FC e do Amazônia FC só entrarão juntas no torneio. Caso uma das duas não seja aprovada, a outra também não vai participar da competição.
Estádios
A maior dúvida na reunião foi em relação aos estádios que os jogos serão disputados. Segundo o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, o deputado Fernando Melo conseguiu a liberação de R$ 2 milhões em uma emenda para terminar a obra do Estádio da Federação.
O único estádio que tem condições de receber partidas é o Arena da Floresta, que tem um alto custo para sua utilização. O Estádio Naborzão (Senador Guiomard) e o José de Melo não foram descartados.
Até o momento, apenas a Arena da Floresta está apto a receber competições. O Naborzão e o José de Melo estão com suas estruturas castigadas. E outra solução pode ser o Estádio Antônio Aquino (Federação). O presidente da FFAC, Antônio Aquino, garantiu que o deputado Fernando Melo conseguiu R$ 2 milhões em uma emenda para o término da obra.
O presidente da FFAC, Antônio Aquino, garantiu que está fazendo de tudo para que o Estádio da Federação (Tonicão) esteja apto a receber jogos. Mas, o cartola não prometeu nada, e deixou bem claro que será uma tarefa bastante difícil.
Fonte: Acre Esportivo