Club Internacional de Regatas – Capital (RJ) – Fundado em 1900

 

Pesquisando no Jornal O Imparcial, encontrei o Club Internacional de Regatas, na Praia de São Cristóvão, não fiquem assustados, lá já teve praia. Na direção do antigo prédio do JB.

Foi fundado nas cores azul e amarelo, posteriormente passou a ser vermelho e branco. Este clube fica no Calaboço, perto do Aeroporto Santos Dumont. Na reportagem à abaixo, no dia 16 de setembro de 1928, o jornal destacou os festejos daquele dia sobre o 28º aniversário do Club Internacional de Regatas (16/09/1900).  

 

Fontes:  JB e O Imparcial (16-09-1922).

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

10 pensou em “Club Internacional de Regatas – Capital (RJ) – Fundado em 1900

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Infelizmente, o Internacional deixou de existir! De má gestão em má gestão, acaba levando uma empresa à falência! Imagina um clube pequeno?
    Basta observarmos como estão os grandes clubes brasileiros! Tirando o Flamengo e Palmeiras, como estão a saúde financeira dos demais? Dívidas astronômicas,
    clubes se transformando em SAF e se vendendo a preço de banana para os investidores estrangeiros! Os clubes médios alugando o futebol para investidores e os pequenos, como São Cristóvão, Bonsucesso e Campo Grande agonizando!
    Feito a leitura desse esboço, dá para entender como o Internacional naufragou! O que nos restam é torcer para que esse panorama sofra uma reversão e que os clubes consigam retornar aos trilhos!
    Um grande abraço ao amigo!

  2. Laércio Becker

    Prezado Sérgio,
    Parabéns por resgatar essas preciosidades! Também tenho curiosidade sobre os pequenos clubes de regatas do Calabouço – Internacional, Boqueirão do Passeio e Santa Luzia (antigo Natação e Regatas).

    A péssima notícia que tenho a dar a você e a seu leitor Ricardo Avellar é que, devido a uma reclamatória trabalhista, no mesmo ano da sua postagem (2012), o clube perdeu sua sede num leilão e fechou as portas. A sede foi demolida e, em seu lugar, hoje há um estacionamento. Consta que o material histórico está depositado no seu vizinho Boqueirão do Passeio (menos mal!).

    Cá entre nós, seria muito importante que alguém fosse lá revirar esse material para tentar recuperar essa história centenária. (E a dos outros dois também…)

    Claro que desconheço os detalhes do processo e também da papelada que garantia ao Internacional a posse direta desse terreno de marinha (a propriedade é da União). Mas será que a cessão da posse tinha sido sob alguma condição? Plausível, dada a localização privilegiada. P.ex., imaginemos que foi sob condição de manter um clube no imóvel aforado – o que aconteceria se o novo foreiro resolvesse arrasar tudo para fazer ali um estacionamento?
    Não sei. Ainda que fosse teoricamente possível a União reclamar a posse do terreno, nada garantiria a volta do clube ao imóvel. Até porque não teria recursos para reconstruir as instalações que viraram pó.

    Seja como for, lamentável o fim do Internacional. RIP.

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Ricardo,
    sugiro ligar para o clube, a fim de obter as informações para tentar obter outro título!

    Melhor ligar ao invés de ir, pois se for possível já saberá como proceder!

    Att.

  4. Ricardo avellar

    Ola meu pai Jayme Avellar é socio Proprietario com o Titulo numero 16….como posso reaver vender ou outros fins…….

  5. Sergio Mello Autor do post

    Olá Auriel, boa tarde.
    De fato, eu tinha informações do Pedro Varanda sobre o Club Internacional de Regatas, mas acabei pensando que este postado era outro. Mas juntando as peças é a mesma equipe.
    Valeu pelo esclarecimento.
    Abraços.

  6. Auriel de Almeida

    Amigos,

    Antes de tudo, parabéns pelo post. Mas precisa de uma correção.

    O CIR é do Rio de Janeiro, não de Niterói. E Santa Luzia não é um bairro, mas a rua no Centro da cidade onde ele surgiu (que dava nome á praia, antes do aterramento daquela parte da cidade).

    Atualmente o Boqueirão do Passeio, o Internacional de Regatas e o Natação e Regatas Santa Luzia (além de uma sede náutica do Vasco) ficam um ao lado do outro, no Calabouço (perto do Santos Dumont). Todos os quatro ganharam esses lotes quando foram desalojados nas inúmeras obras que foram do Flamengo até o centro da cidade (aterro).

    abraços!

  7. Sergio Mello Autor do post

    Valeu Ielo!
    Esse escudo do Syrio vc pode carmbar que é o verdadeiro. Já vi esse escudo diversas vezes no Jornal O Imparcial nos anos de 1927, 1928 e 1929. Sempre o mesmo escudo! Sei que existou um outro escudo do Syrio, mas com diferença mínima. Parece que ao invés da parte de cima te uma meia-lua, esse outro era pontiagudo, mas ainda não encontrei para confirmar a veracidade ou não.
    Uma coisa é certa! Sigo caçando os escudos antigos! rs

    Um grande abraço

  8. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Obrigado pelo esclarecimento e ampliação da imagens.

    Eu havia publicado o escudo do Syrio e Libanez AC, enviado por outro membro do nosso blog, Antonio Fragoso, mas não tinha a confirmação da autenticidade, agora conprovada. Parabens pela pesquisa.
    Mais um escudo raro dos participantes cariocas “confirmado”, principalmente este clube da Tijuca, que é confundido com o Atual Clube Sirio Libanes do Botafogo, famoso pelos seus bailes carnavalescos.

    Abs.

  9. Sergio Mello Autor do post

    Olá Ielo, boa tarde.
    Eu resolvi postar o escudo porque o único escudo que circula pela internet estava “quadrado”. Como a imagem estava boa, resolvi arredondá-la! Rs
    A sua visão está excelente! Rs
    Exatamente, o escudo à direita é do Syrio. Eu só não postei, pois acho que o mesmo já foi postado (eu acho. Rs).
    Sobre a página, eu posso postá-la, mas só não sei se ficará pesado, mas posso tentar.
    Um grande abraço

  10. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Belo artigo, principalmente pela publicação da folha do jornal “O Imparcial”.

    Quanto ao Internacional de Regatas, acho que não teve equipe de futebol nos campeonatos amadores ou profissional em Niteroi. Com a palavra o mestre Auriel.

    Agora, de quem é o escudo da reportagem do lado direito do Jornal? Seria do Syrio e Libanez Athletic Club do Rio de Janeiro? Seria possivel termos esta folha em uma escala para podermos ver as reportagens e as fotos dos jogadores?

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.