Comercial Santista F. Clube – CUBATÃO/SP

Criado em 4 de abril de 1932 e funcionando na antiga Vila Parisi, o time de futebol cubatense foi lembrado pelo jornalista Hamleto Rosato em sua coluna A Tribuna nos anos 60 referente ao dia 16 de setembro de 1963, uma segunda-feira. A nota a seguir foi reproduzida na edição de 16/9/2004 do jornal santista A Tribuna:

“O Comercial Santista F. Clube comemorou o seu 31º aniversário de fundação com vasto programa, que se desenvolveu com muita animação. A abertura das festividades foi na sede, na Vila Parisi, em Cubatão, e contou com a presença de numerosa assistência, incluindo-se autoridades civis e militares. No festival esportivo, a prova de honra foi disputada entre o Comercial e o Excelsior, com vitória do primeiro por 4 a 0, que jogou com Grasseto, Elci, Natanael e Louzada; Luiz e Quelu; Maneco, Vitalino, Julinho, Dito e Cabeção. O pontapé inicial foi dado por Mário Ruivo, presidente da Comissão Central de Esportes de Cubatão”.

Cores: vermelho / branco
Estádio: José Geraldo Guiolosa (também conhecido como Vila Fabril)
Histórico: O clube foi fundado por funcionários e com apoio dos diretores da Companhia Santista de Papel. Marcou presença no futebol amador de sua cidade, se destacando como uma das principais forças do litoral santista. Com a venda da companhia para a Votorantim, o desinteresse pelo clube levou a sua extinção no início dos anos 90. O estádio ainda existe, mas totalmente abandonado, sendo usado pelos poucos moradores que ainda residem na Vila Fabril.

Em 1965 a equipe do COMERCIAL SANTISTA FUTEBOL CLUBE de Cubatão escreveu o capítulo mais importante de sua história ao sagrar-se vice-campeã do interior. Foi uma campanha espetacular, que se inciou em 1965 e só terminou em 1966.

A foto, pertencente a Antônio Carlos Pascoal, mostra o time do Comercial Santista Futebol Clube, campeão do Torneio Relâmpago 1949. Da esquerda para a direita estão: em pé – Seo Rosa, Raul, Nunes, Manoel, Vadico, Manoel Bigode, Fubeca e Tonico Pascoal (treinador). E, agachados – Lica, Mario Cascardi, Antônio Cunha, Titinho, Nelson e Bebeco.

ARTE DO ESCUDO SÉRGIO MELLO

FONTE:

http://www.giginarede.com.br/varzea/comercial-santista.asp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *