Equipe fundada em 21 de abril de 1951 por moradores da Vila Paulina vem ao longo de quase sessenta anos acumulando vitórias, títulos e principalmente cultivando e fortalecendo amizades entre os jogadores do Vila e os adversários que nos visitam em nosso campo.
No inicio da década de 50 o futebol já era paixão nacional, mesmo com a frustrante derrota da seleção Canarinho em pleno Maracanã o amor dos brasileiros pela bola não diminuiu, pelo contrário, só aumentava. Em diversos terrenos das periferias de todo o Brasil eram vistos moleques descalços correndo atrás de uma bola. Num desses campos de terra da cidade de São Paulo, precisamente onde hoje é a Av. Salim Farah Maluf, uma garotada se divertia. Ao ver esses garotos que sabiam lidar com a pelota, os diretores da Sociedade Moradores da Vila Paulina convidou os meninos para representar o nome daquela sociedade de amigos. Os meninos jogavam seu futebol em campos onde sequer haviam traves, o que importava realmente era jogar. Porém alguns diretores da Sociedade começaram a se incomodar com a presenças daqueles “pirralhos” sujos de barro que transitavam dentro da sede e puseram fim a parceria.
Com isso os garotos chamados Romeu Donzel, Osvaldinho Moreno e Osvaldinho (hoje Osvaldinho da Farmácia) se reuniram na casa de Romeu no dia 21 de abril de 1951 e fundaram o S.M.V.P (Sociedade dos Moradores da Vila Paulina), após algum tempo o menino Sérgio Cimatti se juntou a eles e agregando mais alguns jogadores formaram a equipe.
O time que não tinha fardamento, usava um jogo de camisas surradas, listradas em verde e branco e uma camisa vermelha, estas camisas após os jogos eram lavadas, costuradas e remendadas pela mãe do menino Romeu.
Os jogos do S.M.V.P. que eram realizados muitas vezes em campos onde sequer haviam traves começou a criar forma e foi evoluindo. A primeira decisão tomada pela diretoria numa das reuniões que eram realizadas na cozinha da mãe do Lorival (Nenê) de onde eram retirados os móveis para abrir espaço pros atletas-diretores, foi de que o time não jogaria mais em campos que não tivessem as traves dos Gols. E a equipe foi evoluindo e todos os sabados a noite realizavam treinos no campinho de terra que hoje se tornou uma avenida e aos domingos de manhã saia para realizar seus jogos pelos campos da várzea paulistana.
Os anos foram passando e o time começou a ficar famoso pelos campos da cidade, porém muitos anos depois devido a necessidade de cadastrar a equipe na Prefeitura Municipal de São Paulo, o time que sempre se chamou Sociedade de Moradores da Vila Paulina passou a se chamar Vila Paulina Futebol Clube.
Símbolo e cores
Todo time que se preze tem um símbolo que represente a sua equipe. O do Vila Paulina Futebol Clube surgiu na fundação do time Sociedade Moradores da Vila Paulina, numa das reuniões realizada na cozinha da casa do garoto Romeu Donzel.
O escudo do time foi baseado do símbolo do Santos Futebol Clube, não por ter torcedores do time praiano, mas sim pela sua beleza, aliás, o time foi fundado por 99,99% de garotos que torciam pela Sociedade Espotiva Palmeiras e para prestar uma homenagem ao time da capital paulista as cores verde e branco foram escolhidas para colorir os uniformes da equipe. Devido a algumas exigências externas o time mudou de nome algumas vezes e os simbolos também mudaram, porém o “VILA PAULINA” nunca deixou de estar no nome desta grande equipe. Abaixo temos alguns distinitivos que foram estampados em diversos uniformes do atual Vila Paulina Futebol Clube.
Nosso Campo
Todos os sabados a partir das 15:00 horas inicia-se os grandes jogos protagonizados pelos jogadores do 1º e 2º quadro do Vila Paulina F.C. no CDM Jardim Itália.
Situado em uma das grandes vias da cidade paulistana, que facilita o acesso para os visitantes que vêem de qualquer uma das quatro regiões de São Paulo para participar dos embates contra o Vila.
O Paulinão está localizado na Av. Salim Farah Maluf, Nº 5000 – Alto da Mooca – SP.
Fontes:
http://vilapaulinafc.jimdo.com/
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.174718969217159.34116.100000371728812&type=1