Campeonato Fluminense

Breve histórico

Da antiga província do Rio de Janeiro surgiu a nova capital e consequentemente o distrito federal, ficando à capital da província a cidade de Niterói, tendo sua história sempre influenciada pela capital federal até sua unificação em 1975 quando foi extinto o Estado da Guanabara, antigo Distrito Federal. Antes desta unificação o antigo Estado do Rio de Janeiro teve sua própria organização de futebol na sua capital como nos demais estados, independente da capital federal. A Liga Sportiva Fluminense de Niterói era pouco reconhecida pelas demais cidades, pois também realizavam seus campeonatos citadino e tinham como referência de melhor futebol a capital federal.
O primeiro campeonato citadino de Niterói foi considerando por este trabalho como o primeiro campeonato estadual em 1913, promovido pela Liga Sportiva Fluminense que era representante oficial do estado na Confederação Brasileira Desportos.

Em 1925 atendendo as reivindicações de outras cidades foi criada a Associação Fluminense de Esportes Atléticos que realizou apenas tres campeonatos de clubes, reorganizando em 1928 o Campeonato Fluminense de Seleções Municipais, sendo que entre 1941 a 1945, os campeões citadinos representavam sua cidade no campeonato podendo assim ser considerado campeões Fluminenses. Em 1947 volta a ser disputado por seleções municipais perdurando até 1974.

Em 1952 é fundado a Federação Fluminense de Desportos que organiza o 1º Campeonato Fluminense de Futebol Profissional, cujas inscrições foram abertas a todos os clubes de futebol profissionais do Estado, inclusive aos clubes das cidades de Campos e Niterói. Muitos clubes aderiram ao profissionalismo e inscritos na FFD. Em agosto de 1952, FFD decidiu organizar um campeonato extra com os novos clubes inscritos mais aqueles que desempenharam o primeiro campeonato.

Em 1953 e criado o Departamento Niteroiense de Futebol Profissional, assim o Estado passa a ter 3 campeonatos de futebol profissional, o Campeonato Campista de Futebol Profissional, organizado pela Liga Campista de Futebol Profissional, o Campeonato Niteroiense de Futebol Profissional, organizado pelo Departamento Niteroiense de Futebol Profissional e o Campeonato da Divisão Estadual de Futebol Profissional, organizado pela DEP / Departamento Estadual de Futebol Profissional com clubes do sul do estado. A partir de 1953, surge o Campeonato Fluminense com os campeões de Campos, Niterói e do DEP.

Em 1956 a FFD dissolveu o DEP e criou a Divisão Departamental de Profissionais – DDP, o estado foi dividido em zonas agrupando um determinado numero de cidade e nas zonas onde houvesse clubes ou ligas profissionais seus campeonatos valeriam como chaves classificatórias para a disputa das finais estaduais. Se em algum ano apenas uma zona organizasse um campeonato profissional, o mesmo valeria também como campeonato fluminense. A partir de então, o campeão fluminense passou a ser conhecido a partir do cruzamento dos campeões (ou em algumas ocasiões outros clubes bem-posicionados em suas ligas) das zonas da divisão estadual da FFD. Mas por discordâncias entre os clubes não houve disputa final em 1956 e 1957. A partir do campeonato de 1958 o campeão Fluminense passou a representar o estado na Taça Brasil do ano seguinte.

Em 1962 a FFD considerou os campeonatos do Departamento Estadual de Futebol Profissional – DEP como sendo Campeonato Fluminense e o confronto dos campeões o supercampeonato. Assim nos anos de 1953 e 1955 foram considerados dois campeonatos e dois campeões, o campeonato do DEP e o Supercampeonato Fluminense.

Em 1963 só o campeonato citadino de Campos foi realizado assim seu campeão foi considerado campeão fluminense e conseqüentemente classificação para a Taça Brasil de 1964. O mesmo aconteceria em 1964, mas os clubes de Niterói realizaram seu campeonato em 1964 e consideraram sendo de 1963, assim houve a disputa do supercampeonato com os dois campões, o campista de 1964 e o Niteroiense de 1963, sendo o campeão classificado para a Taça Brasil de 1965. Novamente em 1965 só é realizado o campeonato citadino de Campos e seu campeão declarado campeão fluminense e classificado para a Taça Brasil.

Em 1966, 1967 e 1968 são realizados 3 campeonatos, os citadinos de Campos e Niterói e o campeonato do Sul Fluminense, sendo os campeões decidindo o campeão Fluminense.

Em 1969 a 1974 novamente o Campeonato Fluminense foi divido em 3 Zonas: Centro, Sul Fluminense e Campista classificatórios para a fase final.

Em 1975 embora já unificado os dois estado, da Guanabara e do Estado do Rio, as federações ainda não haviam sido unificadas, foi realizado só campeonato citadino de Campos sendo declaro o campeão fluminense. Ao final de 1975 a Federação Fluminense Desportos promoveu o campeonato do Interior, não considerado como campeonato fluminense, mas no nosso entender foi deve ser considerado como campeonato fluminense.

Em 1976 e 1977 é realizado o campeonato fluminense por zonas classificatórias.

Em 1978 finalmente e unificado as federações é e realizado o 1º Campeonato de Futebol Profissional do Estado do Rio de Janeiro, que teve duas fases classificatórias: um campeonato da cidade do Rio de Janeiro e o campeonato do interior do Estado do Rio de Janeiro (antigo campeonato fluminense). Este foi o último campeonato disputado por clubes do antigo Estado do Rio.

Fontes:
RSSSF / autores: Auriel de Almeida e Stéfano Salles
Wikipédia
Livro do Eduardo Viana
Livro Istó é o Petropolitano
Livro da História do Frigorifico FC
Tabelão da Revista Placar de 2 out 1975
Dados publicados no blog história do futebol por Julio Diogo, Edu Cacella, Jose Ricardo Almeida, Rodolfo Kussarev. e Antonio Fragoso.
Dados Pessoais

Observação importante:
Pela dificuldade de encontrar publicações sobre este campeonato e a sua inconstancia muitos dados são contestados, assim este trabalho sempre estará aberto a complementações e correções, mesmo porque, falta ainda dados de vários campeonatos.

Ielo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *