Hoje, 11 de novembro de 2007…
Goiânia, Serra Dourada lotada para assistir à 3 rodadas do final 2 times nas ultimas colocações.
Por que assistir este jogo? E que jogo bom de assistir… Quando a qualidade técnica é reduzida a garra supera os desafios. Foi o que os espectadores presenciaram no Serra Dourada.
Nos Aflitos no Recife, a torcida do Náutico lotou e vibrou com os 4 a 0 no já rebaixado América de Natal.
Mais de 80 mil torcedores foram ao Maracanã assistir o Flamengo e Santos.
Por que? Já que o São Paulo já é o campeão.
Como pode o maior publico do campeonato ser após a definição do campeão?
Uma das respostas é o interesse dos torcedores flamenguistas na boa arrancada no campeonato com a possibilidade da classificação a Libertadores.
Outra resposta, a torcida do Flamengo esta contente com o bom futebol de sua equipe, independente da posição na tabela.
É a comprovação que a formula do Pontos Corridos também é emocionante e economicamente viável, além é claro, como todos nós sabemos, ser o mais justo.
Com a seqüencia de campeonatos de Pontos Corridos os torcedores foram se acostumando a apreciar seu time, independente se foi campeão ou não, o que importa é um bom desenpenho ou a garra de superação.
Mas existe outro ponto positivo importante, que indiretamente responde aos torcedores, que o melhor sempre vence no final e que todos também tem seu valor, o vice, o terceiro colocado, a classificação para a Libertadores, sem falar é claro, em permanecer na elite do futebol brasileiro, cada um com sua realidade.
Este artigo não trata apenas de colocar se a Formula de disputa ser melhor ou pior, e sim que as duas formulas podem conviver juntas, mas cada um com sua importância, que no caso o “Pontos Corridos” é o mais justo, que beneficia o melhor trabalho, portanto o mais importante.
O Campeonato Pontos Corridos e a Copa mata-mata com semi finais e finais.
Emoção para todos os gostos.
Ielo
O Edu viajou longe agora…
Uma fórmula interessante são os mata-mata no início e um pontos corridos no final,como na serie C.Talvez uma 1°fase em turno único com 4 finalistas classificados em jogos de ida e volta para saber o campeão.Outro grupo mais 8 clubes em ida e volta todos contra todos disputando uma vaga na Libertadores e na sul-americana e finalmente um grupo com 8 contra o rebaixamento,todos contra todos..tbm..rs
SEM DÚVIDA SOU A FAVOR DOS PONTOS CORRIDOS. É A FORMA MAIS JUSTA DE SE CONHECER O CAMPEÃO E A QUEIXA DOS DEFENSORES DO MATA MATA DE QUE O PÚBLICO NAS FINAIS SERIA MELHOR, FOI DESMENTIDO NESTE CAMPEONATO, QUE APRESENTA A ACAD RODADA, GRANDES PÚBLICOS.
Desculpe-me ser “do contra”, mas Campeonato sem final pra mim não é campeonato. Legal que, por acaso este ano, uma série de coincidências colocaram “lenha” na fogueira da fase final, em que pese o campeão ter saído há duas rodadas e jogar por jogar uma série de jogos, assim como boa parte dos demais clubes.
Mas como estamos numa democracia, e a maioria decide, vamos de pontos-corridos.
Dias atrás, eu pensei em qual seria a melhor fórmula do Campeonato Brasileiro:
24 equipes divididas em dois grupos, definidos por sorteio (como antigamente), com turno e returno. Os campeões de cada grupo fariam a decisão, com o time de melhor campanha decidindo a segunda partida da final em casa. Os 2 (ou um) últimos de cada grupo seriam rebaixados.
Assim, agradaríamos a “gregos” (favoráveis aos pontos corridos, e aqui me incluo) e “troianos” (favoráveis ao mata-mata).
E pensar que há alguns anos a Globo colocou todo o seu time em campo para defender o mata-mata.