Esporte Clube Guarani – Duque de Caxias / RJ

Escudo inédito dos clubes participantes do campeonato fluminense, do antigo Estado do Rio.

Em 1956 a Federação Fluminense de Desportos disolveu o DEP – Departamento Estadual de Futebol Prossifional com clubes do sul do estado e criou o DDP – Divisão Departamental de Profissionais,  o estado foi dividido em zonas agrupando um determinado numero de cidade e nas zonas onde houvessem clubes ou ligas profissionais seus campeonatos valeriam como chaves classificatórias para a disputa das finais estaduais. Se em algum ano apenas uma zona organizasse um campeonato profissional, o mesmo valeria também como campeonato fluminense (artigo 183 das normas técnicas da FFD). A partir de então, o campeão fluminense passou a ser conhecido a partir do cruzamento dos campeões das zonas da divisão estadual da FFD, que em algumas ocasiões por clubes bem-posicionados em suas ligas.

O Esporte Clube Guarani , do município de Duque de Caxias /RJ, foi o “Campeão da Baixada” em 1956, sendo sua única participação, na 3a Zona, conhecida como “Zona da Baixada”.

Fonte: Auriel de Almeida.

(*)  O desenho do modelo utilizado para representar o uniforme foi redesenhado do “Guia Oficial 2009 do Campeonato Paulista, do editor Rodolfo Kussarev.

 Com o atraso da conclusão da Liga Campista a FFD decidiu em nota oficial publicada em 1 fev 1957,  NÃO realizar a fase final entre os campeões, que seria composta pelo: EC Guarani de Duque de Caxias, Serrano de Petropolis, Campos AA e Central de Barra do Praí, campeões em seus respectivas Zonas.

 

Um comentário em “Esporte Clube Guarani – Duque de Caxias / RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *