Escudo inédito dos clubes participantes do campeonato fluminense, do antigo Estado do Rio.
Em 1956 a Federação Fluminense de Desportos disolveu o DEP – Departamento Estadual de Futebol Prossifional com clubes do sul do estado e criou o DDP – Divisão Departamental de Profissionais, o estado foi dividido em zonas agrupando um determinado numero de cidade e nas zonas onde houvessem clubes ou ligas profissionais seus campeonatos valeriam como chaves classificatórias para a disputa das finais estaduais. Se em algum ano apenas uma zona organizasse um campeonato profissional, o mesmo valeria também como campeonato fluminense (artigo 183 das normas técnicas da FFD). A partir de então, o campeão fluminense passou a ser conhecido a partir do cruzamento dos campeões das zonas da divisão estadual da FFD, que em algumas ocasiões por clubes bem-posicionados em suas ligas.
O Esporte Clube Guarani , do município de Duque de Caxias /RJ, foi o “Campeão da Baixada” em 1956, sendo sua única participação, na 3a Zona, conhecida como “Zona da Baixada”.
Fonte: Auriel de Almeida.
(*) O desenho do modelo utilizado para representar o uniforme foi redesenhado do “Guia Oficial 2009 do Campeonato Paulista, do editor Rodolfo Kussarev.
Com o atraso da conclusão da Liga Campista a FFD decidiu em nota oficial publicada em 1 fev 1957, NÃO realizar a fase final entre os campeões, que seria composta pelo: EC Guarani de Duque de Caxias, Serrano de Petropolis, Campos AA e Central de Barra do Praí, campeões em seus respectivas Zonas.
Parabéns pela postagem. Gostei muito. Abs