Começo a série de escudos dos Participantes do Campeonato Brasiliense da 1a divisão desde 1959 até 2007.
Estas séries tem várias finalidades, sendo uma delas a revisão dos participantes, juntos aos amigos do blog e colecionar os escudos em tamanho padronizado.
Assim publicarei minhas listas ano a ano e seus respectivos participantes, bem como os escudos que eu tenho.
O primeiro campeonato brasiliense aconteceu um ano antes da inauguração de Brasilia, campeonato este não reconhecido pela federação local.
Participantes do Campeonato brasiliense de 1959
1959 / Federação Desportiva de Brasilia
1º Grêmio Esportivo Brasiliense / N. Bandeirante
2º Esporte Clube Planalto
3º Clube de Regatas Guará / Guará
4º Assiban / Brasília
5º Rabello Futebol Clube / Brasília
5º Associação Esportiva EBE
7º Associação Atlética Brasília Palace / Brasília
8º Brasil Central Atlético Clube
9º Novo Horizonte Atlético Clube
10º Expansão Futebol Clube
Associação Atlética Bancária (IAPB)
Brasil Esporte Clube (Coenge) / Gama
Central Clube Nacional / Brasília
Associação Esportiva Taguatinga / Taguatinga
IPASE
Pacheco Fernandes Dantas Futebol Clube
Esporte Clube Radium
Associação Atlética Kosmos
Esporte Clube Brasília
Com o decorrer dos jogos muitos clubes desistiram de continuar na competição.
Este campeonato não consta no site da FMF.
Não me lembro agora… Vou chegar meus arquivos…
Quanto ao Coenge, temos uma logica a seguir…
Sua participação em 1959 foi com o Brasil e só volta a aparecer no campeonato amador em 1968 (agora com o nome Coenge FC).
A confusão Brasil/Coenge. Alguns times eram de empresas, principalmente de construtoras e órgãos do governo, e utilizavam um nome diferente da empresa. No único jornal que existia em Brasília na época antes de sua inauguração, o Diário Carioca, trazia sempre o nome Brasil, entre parênteses Coenge, dando a entender que o time pertencia a empresa. Na última reportagem, um resumo sobre o campeonato de 1959, traz Brasil.
Os 19 clubes inscritos no primeiro campeonato de futebol de Brasília foram divididos em duas chaves: Zona Sul e Zona Norte. Da Zona Sul fizeram parte: Grêmio Esportivo Brasiliense, Associação Esportiva Taguatinga (ex-JK Futebol Clube, IPASE, Associação Esportiva EBE, Expansão F. C., A.A. Bancária (IAPB), C. R. Guará, Brasil E. C. (Coenge) e Brasil Central Atlético Clube (ex-Fundaçãoda Casa Popular Futebol Clube); compuseram a chave da Zona Norte E. C. Planalto, Central Clube Nacional, Rabello F. C., Novo Horizonte A. C., ASSIBAN, A.A. Brasília Palace, Pacheco Fernandes Dantas F.C., E. C. Radium, A. A. Kosmos e E. C. Brasília.
Uma dúvida: onde você conseguiu essa classificação dos dez primeiros colocados, haja vista que eles eram de zonas diferentes e não havia como checarmos os seus resultados?
o coenge segundo a fmf,foi fundado nos anos 60,eles ate tem uma data provavel,em 1966
Edu
Com fotos e artigos encontrados nos jornais de Brasilia da época, o uniforme do Rabello FC era preto e branco, igual ao do Botafogo-RJ.
O escudo que rola na internet, um losangulo amarelo com uma pá carregadeira em vermelho parece ser a logomarca da construtora. Enquanto não tiver mais alguma informação, continuo acreditando que era apenas a logomarca da construtora.
Ielo tbm possuo o Rabello