São Pedro Futebol Clube – São João do Meriti /RJ

Escudo inédito dos clubes participantes do campeonato fluminense, do antigo Estado do Rio.

São Pedro Futebol Clube, do município de São João do Meriti /RJ, participou tres vezes em 1956, 1957 e 1959, na 3a Zona, conhecida como“Zona da Baixada”. Hoje é um clube social e esportivo da cidade.

 

 Fonte: Auriel de Almeida.

(*)  O desenho do modelo utilizado para representar o uniforme foi redesenhado do “Guia Oficial 2009 do Campeonato Paulista, do editor Rodolfo Kussarev.

O antigo “Estado do Rio deJaneiro”, com todas as características peculiares da influencia da metrópole, antiga capital federal, fortaleceu ao longo de toda a sua história os campeonatos citadinos, dificultando a realização periódica e padronizada do seu próprio campeonato. O campeonato fluminense teve muitas formas de disputa, incluindo os períodos em que ocorreram os campeonatos de seleções municipais, com participações de seleções, e participações mista de seleções e clubes campeões citadinos, representando seu município. Em alguns anos não foram realizados, e foram considerados “Campeão do ano”, o campeão citadino mais importante deste. Vários campeonatos e seus respectivos campeões foram reconhecidos posteriormente aos respectivos anos. Dado a estas condições, é muito difícil a relação ano a ano dos participantes,  propiciando grandes margens para interpretações, ficando para cada pesquisador sua autoria e consideração.

Um comentário em “São Pedro Futebol Clube – São João do Meriti /RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *