Associação Pontagrossense de Desportos – Ponta Grossa – PR

No inicio da década de 70 surgiu nas cidades do interior, principalmente nos estados do sul, uma corrente de pensamento em que a união dos principais clubes da própria cidade fortaleceria e unificaria as torcidas em um único clube e que a rivalidade local era o grande empecilho para os clubes crescerem e enfrentarem os da capital em igualdade de condições. O mesmo aconteceu em Ponta Grossa, o departamento de futebol do Operário Ferroviário E.C. e do Guarany E.C. uniram e formaram um novo clube, a Associação Pontagrossense de Desportos. O Operário tinha feito em 1970 uma das piores campanhas na 1a divisão, quase foi rebaixado e o Guarany não conseguiu subir para a 1ª divisão, perdendo nas finais.
Com apoio da Federação Paranaense, nascia o novo clube com grandes sonhos e contratou ao longo dos 3 anos jogadores “famosos” do eixo Rio-São Paulo e do Rio Grande do Sul como Paulo Borges, Renato, Benê, Valtinho, Alex, Carlos, Geraldo, Cafuringa, e entre eles, o jovem Muricy do São Paulo.

APontagrossenseD_Ponta_Grossa25__1As campanhas no estadual da Pontagrossense foram:

1971 – 7ª colocação, no total de 20 clubes
1972 – 6ª colocação, no total de 15 clubes
1973 – 3ª colocação, no total de 12 clubes

Observe que não foram ruins as participações, foram boas, portanto este não foi o motivo de sua extinção. Após alcançar o 3ª colocação em 1973, a Pontagrossense desfez seu plantel, os jogadores rescendiram contrato e o jogador Benê assinou contrato com o Barcelona da Espanha. Era o fim de um sonho.

Fontes:
. Livro “Futebol Ponta-Grossense – Recortes da História”, José Cação Ribeiro Junior, Editora UFPG, 2004
. Lista de participantes do Blog Historia do Futebol
. Arquivos, anotações e redesenhos do Autor

Um comentário em “Associação Pontagrossense de Desportos – Ponta Grossa – PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *