Olinda Sport Club – Ponta Grossa – PR

Em 20 de novembro de 1920 foi fundado o Olinda Sport Club, no Bairro Chinês, e seu primeiro campo oficial se localizou onde hoje é o pátio de toras das Indústrias Wagner. O time da Serraria Olinda, pertencente à familia Klüppel, que deu origem ao clube ponta-grossense. Todos os dias os empregados da serraria treinavam num gramado situado entre as linhas Sul e Curitiba da antiga Rede Viação Paraná-Santa Catarina.

Com seu primeiro título pontagrossense em 1935, deu direito a disputar o campeonato estadual. Em Paranaguá no dia 2 de fevereiro o Oceania venceu o Matarazzo de Antonina por 4 a 3 e em Ponta Grossa em 9 de fevereiro de 1936 o Olinda venceu o União da União da Vitória por 5 a 3. Os vencedores foram classificados para o Jogo de Curitiba em 16 de fevereiro de 1936, vencido pelo Olinda por 6 a 3, com esta vitória o Olinda conquista o título de campeão do Interior de 1935. Finalmente na fase decisiva de Interior versus Capital, o Olinda perdeu na capital para o Coritiba por 3 a 0 em 1º de março, e no jogo de volta, em 8 de março, em Ponta Grossa, voltou a perder, por 2 a 0. Resultado que garantiu o título ao Coritiba, ficando o Olinda Sport Club com o título de vice campeão estadual de 1935 (foto 1).

fotoOlindaSC35PontaGrossa_1_2_3

1º Coritiba Foot Ball Club de Curitiba
2º Olinda Sport Club de PontaGrossa
3º Oceânia Esporte Clube de Paranaguá
4º Matarazzo de Antonina
5º União de União da Vitória

Lembrando que nos cadastros do Blog consta o Iraty S.C. e não o União como participante. Isto sendo verdade, deve-se incluir o União Esporte Clube de União da Vitória na lista dos participantes do campeonato da 1ª divisão.

OlindaSC_PontaGRossa_PR_25__1Em 1935 foi a única participação do Olinda Sport Club no estadual.

Desde sua fundação o Olinda, que tem como mascote o periquito, disputa os campeonatos de Ponta Grossa até os dias de hoje, com apenas quatro títulos em toda a sua história, 1935, 1978, 1983 e 1994.

Hoje possui campo no Bairro Olarias com campo murado e com ótimo gramado (foto 2).

fotoOlindaSC_hoje_PontaGrossa_1Fontes:
. Livro “Futebol Ponta-Grossense – Recortes da História”, José Cação Ribeiro Junior, Editora UFPG, 2004
. Lista de participantes do Blog Historia do Futebol
. Arquivos, anotações, fotos e redesenhos do Autor

2 pensou em “Olinda Sport Club – Ponta Grossa – PR

  1. Iliocir José gonçalves.

    Precisam publicar alguma coisa do timaço do Cerâmica 12 de Outubro Clube de futebol amador de Ponta Grossa Olarias o qual joguei por varios anos com jogadores do naipe de Rubens Henrique,Rubens Sampaio, Carlos Costa, Barbosinha, Lara,Ruva,Tito, Sabará, Bira, Renato( ex São Paulo e sel brasileira). E etc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *