No futebol mundial sempre tivemos e guardamos na nossa memória jogos, jogadores que sempre estaram vivos na nossa lembrança, times como Real Madrid da decáda de 50 e 60, o Santos de Pelé, o Botafogo de Garrincha, as seleções como as da Hungria em 54, o Brasil de 58 e 70, a Holanda de 74. Nestas equipes todas elas tinha em seus quadros meias e atacantes que só de se pensar em enfrenta-los os times adversários perdiam o sono antes do confronto aqui segue alguns destas linha de meio campo e atacante que assombraram o futebol mundial.
Na decáda de 30 tivemos o Wunderteam que era a Seleção da Austria treinada por Hugo Meisl, tinha um trio de atacantes que faziam a terra tremer e conquistaram a europa, formada por MATTHIAS SINDELAR, JOSEF SMISTIK e WALTER NAUSCHantes do mundial da Itália em 1934 a equipe maravilha venceu a Alemanha por 6 a 0, a Suiça também por 6 a 0 e a Hungria por 8 a 2.
Na decáda de 40 tivemos a celebre equipe do Torino da Itália, que dominou a europa neste periodo. Formada apartir da temporada 45/46 a equipe possuia uma linha de meio e ataque fabulosa formada por OSSOLA, LOIK, GABETTO, MAZZOLA E FERRARIS, este time era quase imbativel neste periodo vencendo o campeonato italiano por quatro anos seguidos.
Na decáda de 50 tivemos duas seleções com ataques fantásticos mais que não venceram as copas em que eram favoritos: o Brasil da Copa de 50 com um quarteto formado por FRIAÇA, ZIZINHO, JAIR DA COSTA, ADEMIR MENEZES e CHICO, foram 22 gols naquele mundial mais a derrota para os uruguaios na final tirou um pouco o brilho daquele time.
Em 1954 a poderosa equipe hungara que vinha assustando o mundo, sem sofrer uma unica derrota em quatro anos, chegou ao mundial da Suiça franca favorita seu ataque formado por PUSKAS, CZIBOR, KOCSIS E HIDEGKUTI marcou 27 gols um recorde até hoje em mundiais.
No final dos anos 50 e inicios dos anos 60 na Europa e na América do Sul dois clubes que usavam o uniforme da mesma cor o branco, davam as cartas no mundo da bola: o Real Madrid com seus cinco títulos da Liga dos Campeões da Europa com seu ataque formado por KOPA, DI STEFANO, GENTO, CANÁRIO e DEL SOL, depois PUSKAS se juntou ao grupo merengue para fazer história, enquanto isso aqui no Brasil quem não perdia o sono só de pensar em enfrentar DOVAL, COUTINHO, PELÉ E PEPE, foram muitas conquistas nacionais e internacionais.
Nos anos 70 tivemos o Brasil com seu quarteto verdadeiramente mágico formado por JAIRZINHO, TOSTÃO, PELÉ E RIVELINO que veio brindar a conquista do tri campeonato no México. Quatro anos mais tarde tivemos a Laranja Mecânica encantando o mundo com um futebol total e incansável com sua frente avassaladora formada por REP, CRUYFF, NEESKENS E RENSENBRINK, perdeu a final para a Alemanha mais quem não se lembra das jogadas circulares deste ataque.
Aqui no Brasil tivemos no final da decáda de 70 três formações formidaveis de ataques: Os meninos da Vila que deram ao Santos o seu primeiro título paulista pós era Pelé, com sua formação genial de PITA, NILTON BATATA, JUARY E JOÃO PAULO, em 1978 o Guarani de Campinas conquistou o título brasileiro com um quinteto fabuloso formado por RENATO, ZENON, CAPITÃO, CARECA E BOZÓ e o Flamengo que deu até musica com sua formação infernal de ADILIO, TITA, ZICO E CLÁUDIO ADÃO que se tornou tricampeã carioca.
Os anos 80 começaram com o Flamengo ainda assustando o Brasil, a América Latina e o Mundo, com NUNES no lugar de Adão, ADILIO, ZICO, TITA, na Seleção Brasileira que encantou na Copa da Espanha tinhamos FALCÃO, SOCRÁTES, ZICO E EDER. O São Paulo de Cilinho tinha SILAS, PITA, CARECA E MULLER, quem não se lembra das tabelinhas sensacionais do quarteto que levaram o tricolor ao título paulista de 85 e o brasileiro de 86. Na Itália o Milan voltava a dar as cartas no calcio depois de anos mergulhado em crises e escandalos, com a dupla holandesa GULLIT E VAN BASTEN o time venceu o calcio e a liga dos campeões.
Nos anos 90 o Napoli de MARADONA, CARECA e CARNEVALLE ganharam tudo no calcio, na Espanha o Barcelona de ROMÁRIO, JULIO SALINAS, STOITCHKOV E LAUDRUP varreram La Liga Primera, no Brasil o Palmeiras ganhava tudo com ZINHO, EDILSON, EDMUNDO, RIVALDO E EVAIR, foram dois paulistas e dois brasileiros. Por fim o Real Madrid do final dos anos 90 e inicio do novo milénio com ZIDANE, RAUL, MORIENTES, FIGO E RONALDO, ganhando tudo na Espanha, na Europa e no Mundo.
Texto: Galdino Silva