QUEM GANHARIA AS COPAS DE 1942 E 1946 SE ELAS FOSSEM REALIZADAS ?

Lamentavelmente a Segunda Guerra Mundial impediu que a década de 40 ficasse sem ter Copas do Mundo realizadas, estas seriam nos anos de 1942 e 1946, mais a brutalidade e incompreensão dos homens comandados pó seu raciocínio fraco levaram a dar este duro golpe no esporte num total haja vista que as olimpíadas também foram afetadas as de 1940 e 1944, mais existem uma curiosidade em muitos futebolistas que é a seguinte: Se fosse realizada quem poderia ter ganhado estas duas Copas ausentes do calendário da FIFA, quais seleções poderiam ter levantado a Taça Jules Rimet ? bem é que vamos tentar decifrar agora!.

Em 1942, Alemanha, Argentina e Brasil desejariam sediar o mundial com a Argentina alegando ter prioridade por não ser escolhida em 1930 e 1938, bem vamos analisar pelas seleções da época quem poderia ter ganhado a Copa de 1942 e 1946:

ITÁLIA a equipe bicampeã em 1934/1938 e campeã olímpica em 1936 já apresentava um certo desgaste a renovação vinha sendo feita com bons jogadores de uma nova geração sem Giuseppe Meazza no time, mais com Silvio Piola, Ugo Locatelli, o bom goleiro Andreolo, Amedeo Biavati, Pietro Ferraris campeões em 1938 e os novatos Valentino Mazzola, Guglielmo Gabetto, Ezio Loik, Romeo Menti e Sentimenti III craque da Juventus, seriam os destaques da squadra azzurra nestas Copas do Mundo e certamente uma das favoritas.

BRASIL o bom terceiro lugar na Copa de 1938 e um maior profissionalismo da CBD e uma boa geração de jogadores colocariam o Brasil entre os favoritos para estas Copas: Leônidas da Silva, Domingos da Guia as experiências da Copa anterior e os novatos Jair da Rosa Pinto, Zizinho, Rui, Bauer e Noronha, Danilo Alvim, Tesourinha, o goleiro Oberdan, Heleno de Freitas e Ademir Menezes dariam ao Brasil a chance de conquistar uma destas Copas principalmente a de 1946.

HUNGRIA o time que ficou com o vice-campeonato mundial em 1938 em 1942 poderia não chegar ao título mais em 1946 já com uma equipe renovada poderia aprontar como o surgimento de jogadores com Puskas, Szusa, Zsengeller, e o zagueiro Kiradi o time magyar daria trabalho.

ARGENTINA sem disputar a Copa de 1938 e desejando ser sede de uma destas Copas a de 1942 era a sua preferência e com uma geração das melhores da década de 40 do futebol sul-americano como Angel Labruna, Doroteo Mendez, Hermínio Masantonio, René Pontoni, Manoel Moreno, os zagueiros Salomon e Sosa os meias Perdenera e Lostau, uma verdadeira geração de ouro do futebol portenho teria tudo para triunfar em uma destas Copas.

URUGUAI, fora dos dois mundiais na Europa em 1934 e 1938 por boicote ao seu mundial em 1930 a Celeste Olímpica do time de primeiro mundial não teria mais ninguém passando por uma reformulação total se resolvesse jogar estas duas Copas teria mais chances na de 1946 quando já tinha no seu gol o goleiro Maspoli, os zagueiros Tejera e Gambetta o volante Obidulio Varella, o atacante Juan Schiaffino e Julio Perez com este time a celeste poderia ter conquistado o bicampeonato.

SUÉCIA o bom time que ficou em quarto lugar em 1938 daria lugar para a nova geração que viria a ganhar o futebol olímpico em 1948 em Londres e que chegou na terceira posição na Copa de 50 o time na década de 40 tinha bons jogadores com Gunnar Gren, Stellan Nilsson, Nordahl, Nils Liedholm e o goleiro Allan Johansson, um time de respeito que também teria condições de brigar em igualdades com as outras seleções.

AUSTRIA a seleção tinha na segunda metade da década de 40 era muito bom, jogava um futebol compacto e tinha jogadores tecnicamente habilidosos,ágeis e de força muscular os destaques eram o bom goleiro Zeman, os zagueiros Happel e Brinek, os meias Wagner, Bichler, Hahnemann e os atacantes Stojaspal e Komer II.

Infelizmente não pudemos vivenciar estes mundiais por não fazerem parte da historia mais podemos imaginar como seriam estes mundiais aliás no mundo virtual dos games podemos colocar a seleção do penta jogar contra a seleção de 70 para quem ama e conhece o futebol vale soltar a imaginação.

Fonte Pesquisa: Arquivo de jogos da Seleção Italiana
Arquivo de jogos do Seleção Argentina
Arquivo de jogos da Seleção Brasileira

5 pensou em “QUEM GANHARIA AS COPAS DE 1942 E 1946 SE ELAS FOSSEM REALIZADAS ?

  1. Marcos Galves

    Galdino,
    Sem dúvida é um tema interessante e intrigante. Se a Copa de 1942 fosse disputada na Argentinha, não teria dúvidas que os portenhos seriam os vencedores. Li uma vez um artigo na “Folha de São Paulo” e argumentavam que a Argentina não só seria campeã em 1942 como bi em 1946. Quem tem acesso aos jornais e revistas da época pode com certeza afirmar que a Seleção Argentina era uma das melhores do Mundo. Não temos dúvida que os anos 40 foram os anos de ouro do futebol argentino. Quanto ao Brasil, a despeito do 3o. lugar na França, não era páreo nem para os Argentinos e tão pouco para os Uruguaios. Acho que o tema merece ver mais estudado de maneira mais profunda.

  2. Marcos Falcon

    Galdino, belo artigo. O tema é inovador e sugestivo. Eum não saberia quem seria vencedor eestas copas pois so ouvi e li a respeito destes jogadores.
    opinar seria uma leviandade. Discutir o tema é uma delícia.
    Belo artigo.

    Falcon.

  3. Galdino Antonio Ferreira da Silva

    Maluf fiz este artigo após um discussão com os membros da confraria do esporte aqui em Salvador sobre o assunto ai transformei em artigo para todos no blog poderem expressar algo sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *