ESTES GORDINHOS MARAVILHOSOS E SUA FOME DE FAZER GOLS

Ferenc Puskas Biró, nascido em Budapeste em 02 de Abril em 1927, maior jogador do Leste Europeu e um dos maiores goleadores do mundo com 766 em 851 partidas média de 0,90 gol por jogo, pela Seleção Húngara marcou 84 gols em 85 jogos medalha de ouro em 1952 nas Olimpíadas de Helsinki, conhecido como Major Galopante por ser Major da Cavalaria Húngara com 358 gols pelo Honved e 324 pelo Real Madrid, atuou também pela Seleção Espanhola na Copa de 62 ao lado de Alfredo Di Stefano levou o Real Madrid á condição de melhor time do mundo e foi o lado do argentino o melhor do mundo antes da era Pelé. Faleceu em Budapeste em 17/11/2006.

Alcindo Martha de Freitas, nascido em Sapucaia do Sul/RS em 31 de Março de 1945, conhecido como Bugre Xucro foi o segundo maior artilheiro do Grêmio em Gre-Nais com 12 gols e 264 gols em sua passagem pelo clube é o maior artilheiro da história tricolor, forte e um pouco acima do peso em certas ocasiões era colocado deitado no meio do gramado durante o sol quente só com proteção na cabeça e coberto por cobertores para perder peso, jogou até 1978 e na Seleção marcou 7 gols e disputou a Copa de 66.

Antônio Wilson Vieira Honório, conhecido Coutinho, nasceu em Piracicaba em 11 de Junho de 1943, considerado o grande parceiro do Rei. Muito habilidoso fez grandes jogadas com Pelé (as famosas “tabelinhas”, ou seja, passes seguidos de um para o outro, algumas vezes usando só a cabeça, e que geralmente acabava com um dos dois chutando à gol, acabou encerrando a carreira precocemente, devido a sua tendência para engordar. Era para ser o titular da Seleção Brasileira na Copa de 1962, mas se machucou na véspera da competição e perdeu o lugar para o Vavá campeão de 1958 Coutinho tinha como principais virtudes a frieza e a tranqüilidade nas finalizações. Ele tinha duas grandes características: driblava os adversários em poucos espaços e finalizava um lance com uma perfeição raramente vista. Dessa forma, recebeu o apelido de “gênio da pequena área”, marcou 370 gols pelo Santos.

Gerhard Müller nascido em Nördlingen, em 03 de Novembro de 1945 apelidado de Der Bomber ou O Bombeiro este baixinho e gordinho foi sete vezes artilheiro da Bundesliga e até a Copa de 2006 era o maior artilheiro em Copa do Mundo com 14 gols superado por um aparentemente gordinho Ronaldo Nazário, autor de 763 gols na carreira, Müller sofria por causa de seu tipo físico, mas depois as defesas é que sofreram, e parou de ser chamado de “der dick” ou “o gordo”, agora era o homem bomba. Müller de estatura mediana (1,74m), atarracado (74kg e pernas curtas e muito grossas, que davam a impressão de ser mais baixo do que era), atuava como centro-avante em um futebol que em geral aprecia centroavantes altos, mas que tinha em Müller, Uwe Seeler (de 1,65m) e Klaus Fischer (igualmente com 1,74m), alguns dos melhores centroavantes de sua história e grandes ídolos do futebol germânico.

Jorge Augusto Ferreira de Aragão’, o Beijoca nascido em Salvador em 23 de Abril de 1954, foi um grande e talvez o maior atacante que desfilou nos gramados da Bahia. Beijoca foi um dos grandes ídolos do Esporte Clube Bahia com 106 gols com a camisa do Bahia, defendeu vários clubes como Fortaleza, Flamengo, Sport, Vitória e Catuense, fanfarrão sempre vivia em briga constantes com a balança, apesar do peso o que lhe rendeu o apelido de trator dado por Jorge Curi depois de um jogo contra o Botafogo/RJ no Maracanã e outras confusões que aprontava dentro e fora dos gramados, adorava um acarajé acompanhado de várias cervejinhas.

José Ferreira Neto, ou simplesmente Neto, nascido em Santo Antonio de Posse em 9 de setembro de 1966, entre bons e maus momentos vividos em sua carreira e sua eterna briga com a balança onde confessa que não resistia a pasteis, guloseimas e refrigerantes, polêmico mais um dos gênios da bola, defendeu os 4 grandes times de São Paulo, mais foi no Corinthians que se tornou ídolo ao levar o time a conquista do brasileiro de 1990, exímio batedor de faltas e escanteios foi autor de belos gols desde os tempos de Guarani, jogou no Bangu, Atlético/MG pela seleção brasileira marcou 7 gols e 26 jogos. Fez mais de 110 gols em sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *