1982: Uberaba conquista o título de campeão do interior após bela vitória sobre o América

Uberaba e América Mineiro  já protagonizaram confrontos memoráveis, em uma história que começou na década de 20. Mas nenhum jogo se compara em emoção, dramaticidade e importância para o Uberaba quanto o disputado pela última rodada do Campeonato Mineiro de 1982. O Uberaba precisava vencer o América, do cabeludo Paulinho Kiss, para garantir o terceiro lugar e classificar-se para o Campeonato Brasileiro. Após abrir 2×0 o Uberaba se acomodou, permitindo o empate do América. A torcida, que durante a maior parte do jogo, tranquila, pedia mais gols, se voltou contra o time, que deixou o América dominar todo o segundo tempo. Nas arquibancadas, o apoio dava lugar às vaias e vários torcedores deixaram o estádio antes do final da partida.
Esse resultado era uma tragédia para o Colorado, que cairia para o quinto lugar, sem a vaga no Brasileirão, que seria do Uberlândia, e sem nenhuma competição para disputar no primeiro semestre de 1983. E o América continuava a pressionar, tentando a virada, que lhe valeria o vice-campeonato e a sonhada vaga direta na Taça de Ouro. Emoção garantida até o final.

Mas no final do jogo, aos 41 minutos do segundo tempo, Walter Lobão, o folclórico zagueiro do Uberaba, sobe ao ataque e, na entrada da grande área, pega um rebote da defesa do América e chuta. A bola bate no defensor americano Luiz Carlos Hippie e sobe caprichosamente, encobrindo o goleiro Wellington. Loucura total no Uberabão. Depois do gol não houve mais jogo, pois os jogadores do Uberaba chutavam todas as bolas para fora, esperando pelo apito final.

Como sempre ocorreu em Minas Gerais a definição da classificação final foi uma verdadeira novela. O regulamento só previa critérios de desempate para a definição do campeão. Uberaba, América e Uberlândia terminaram o Hexagonal Final com os mesmos 16 pontos. O Uberaba pleiteava que as colocações abaixo do primeiro lugar utilizassem os mesmos critérios de desempate que uma eventual definição do campeão, enquanto o Uberlândia defendia o computo dos pontos obtidos na primeira fase, a Taça Minas Gerais, onde teve um desempenho irretocável.

Ocorre que o próprio regulamento já dizia, em um de seus artigos, que os pontos obtidos na Taça Minas Gerais não valeriam para a classificação final. Após muitas especulações, que obrigaram o então advogado uberabense José Raimundo Jardim Alves Pinto, a acionar a CBF, a Federação Mineira enfim confirmou, apenas 10 dias depois, em 15/12/1982, a classificação final do Campeonato Mineiro.

Uberaba Sport Club, 3º lugar, campeão mineiro do interior e classificado para a Taça de Prata.

Ficha Técnica:

USC 3 x 2 América (MG)
Data: 05/12/1982
Motivo: 14ª Rodada do Octogonal do Campeonato Mineiro 1982.
Local: Estádio Engenheiro João Guido, Uberabão
Árbitro: Ângelo Antônio Ferrari
Renda: Cr$ 2.921.000,00
Uberaba: Diron, Celso Sá, Walter Lobão, Alexandre Pimenta (Gilvan) e Aldeir; Joãozinho Maradona, Donizete Cabeça (Zé Roberto) e Toinzinho; Wilton, Binga e Simões. Técnico: Milton Buzetto.
América: Wellington; Cacau, Luíz Carlos Hippie, Dias e Vaner; Cláudio Barbosa, Gaúcho e Lúcio; Adílson, Paulinho Kiss e Luiz Alberto. Técnico: Jair Bala.
Gols: Simões (31’ do 1º T), Binga (6’ do 2º T) e Walter Lobão (41’ do 2º T); Gaúcho (15’ do 2º T), Cláudio Barbosa (30’ do 2º T).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *