Acre “pipoca” e Morcego pega carona

Estadual terá nove equipes. Acre FC não vinga e Andirá joga a toalha no apagar das luzes

Acabou o mistério. O Acre FC, que seria uma das forças do futebol acreano para a temporada vindoura, ficou pelo caminho. Ontem, o presidente do clube João Salomão, através de um comunicado enviado à direção da Federação de Futebol do Acre [Ffac], oficializou a desistência da equipe. No teor do documento, ele agradeceu a acolhido dos clubes co-irmãos, elogiou o trabalho do presidente Aquino Lopes e, por fim, justificou a desistência de participar da competição devido o curto espaço de tempo para planejar uma equipe capaz de representar bem as cores do clube no torneio. O dirigente deixou em aberto à possibilidade de o clube chegar para o profissionalismo a partir da próxima temporada.

Por outro lado, o Náuas, de Cruzeiro do Sul, e o Plácido de Castro acabaram confirmando suas participações no Estadual. O primeiro se comprometeu a pagar despesas de transporte aéreo, alimentação e hospedagem para os demais clubes quando os jogos tiverem o mando de campo no Vale do Juruá, segundo informou durante o encontro da noite de ontem o próprio presidente do clube, Edvan Marques, que ainda hoje deverá formalizar a proposta por inscrito à direção da Ffac.

Morcego fora

Entretanto, o fato lamentável do encontro desta quarta-feira ficou mesmo por conta do pedido de afastamento do Andirá EC da disputa do Estadual. O presidente do clube, o publicitário Gilberto Braga, antes da reunião, teria passado a missão de comunicar o afastamento ao vice-presidente Marquinhos Gomes, que prontamente transmitiu o desejo de Braga aos demais clubes e direção da Federação de Futebol do Acre. Essa será a segunda vez que o Morcego, clube fundado em novembro de 1964, solicita um pedido de afastamento do Estadual. A primeira vez ocorreu em 2005.

Regulamento

Com a desistência do Andirá EC e a não-inclusão do Acre FC na disputa do Estadual deste ano, a competição contará com nove equipes, jogando todas entre si no primeiro turno, com o campeão sendo o clube que somar o maior número de pontos ganhos. Na segunda fase, o torneio terá três clubes a menos, um total de seis, repetindo a fórmula de disputa do primeiro turno. Caso uma equipe vença os dois turnos, será declarada campeão. Se o campeão de cada turno for distinto, o título do Estadual será disputado em dois jogos-extras.

Conforme acerto entre os dirigentes na última reunião, o campeão do primeiro turno irá representar o Acre na disputa da Série C e o campeão geral o Estado na Copa do Brasil de 2009.

1ª Rodada

Os dirigentes aproveitaram o encontro de ontem para elaborar a tabela da primeira rodada do Estadual, com os jogos previsto para o dia 23 de março, no estádio Arena da Floresta. Rio Branco FC x Náuas e Vasco da Gama x Plácido de Castro.

A primeira rodada será finalizada somente dia 27, com dois jogos no José de Melo: AC Juventus x Adesg e São Francisco x Atlético Acreano. O tricolor folga na primeira rodada e tem estréia prevista para o dia 30 de março, no estádio Totão, na cidade de Mâncio Lima, contra o Náuas. A tabela completa será aprovada e divulgada na próxima segunda-feira, dia 21, na sede da Ffac.

Conforme acerto, além do estádio Arena da Floresta, José de Melo, Nabor Júnior, Totão, o torneio poderá ter jogos no segundo turno nos estádio da Federação e de Plácido de Castro.

Ingresso

Várias propostas de preço de ingresso para a disputa do Estadual foram formalizadas pelos dirigentes de clubes. Porém, a proposta formulada pelo dirigente Bismarck Luís, do São Francisco, foi à vencedora. Com isso, o ingresso será R$ 8,00 para os jogos a ser realizado no estádio Arena da Floresta. Nos demais estádio, o preço cai para R$ 6,00.

fonte – Jornal O Rio Branco
autor – Manoel Façanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *