A SERC, Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão nasceu antes mesmo do município de Chapadão do Sul. Um grupo de amigos, amantes do esporte e do futebol reuniu-se e fundou o clube no dia 23 de agosto de 1981. Naquela época o povoado onde hoje existe a cidade de Chapadão do Sul, emancipada em 1987, era chamado de Chapadão dos Gaúchos. Entre os fundadores havia colorados e gremistas. Para conciliar as cores do Internacional, vermelha e do Grêmio, azul, o uniforme recebeu as cores vermelha, azul e mais uma para apaziguar os torcedores gaúchos, a branca. Esse é o motivo do uniforme tricolor da SERC, com as cores vermelha, azul e branca. No início o time da futura cidade de Chapadão do Sul participava apenas de campeonatos regionais. Pelo seu excelente desempenho e organização o Clube recebeu um convite especial para disputar a primeira divisão profissional do estado no ano de 1991. Participou, sem passar pela segunda divisão. Para quem estréia saiu-se até bem. Ficou em 7º lugar. Voltou ao campeonato em 1993. Melhor estruturado ficou em 4º lugar. Continuou em 1994 e chegou em 3º. Aproveitou a experiência dos anos anteriores e montou um time para ser campeão em 1995. Conquistou o seu primeiro campeonato estadual naquele ano.
Retornou somente em 1998. Foi vice-campeã do estado. Voltou a participar em 2002. Ficou em 3º lugar. em 2011 depois do vexame de não conseguir a classificação entre os oito melhores do campeonato estadual, a cidade resolveu abraçar o time. o comercio começou a patrocinar em massa, um novo estadio foi contruindo com parceria das construtoras, arquitetos e pedreiros todos em pró do time. o marcketing do clube do clube foi intensamente trabalhado em parceria a fachasul, criando assim site e loja exclusiva a “pica Pau Store” de materiais diversos comercializando desde cuia de chimarrão a linha bebê. em 2012 a serc fecha patrocinio com a iaco agricola e busca recurso pela lei de incentivo do esporte pra suas categorias de base pensando assim em valorizar os pratas da casa.
Títulos
2 Campeonatos Sul-Mato-Grossense: 1995 e 2003
1 Campeonato Sul-Mato-Grossense – Série B: 2009
Adalberto e amigos,
Na minha opinião, o estado do Mato Grosso do Sul gera uma boa renda per capita, mas mesmo assim, não tem nenhum clube nas 3 divisões brasileira, somente há 1 clube disputando a 4a divisão brasileira, o CENE. E está situação vem se mantendo a muito tempo. Ou seja, pela grandesa economica do estado poderia ter clubes disputando a 2a ou 3a divisão.
Somente os estados de Rondonia e Roraima não tem clubes disputando as 4 divisões.
Abs.
Não consegui entender o último parágrafo.
Este histórico é coerente, e os numeros comprovam o bom trabalho executado nesta cidade, outras cidades sul-matogrossenses deveriam espelhar neste trabalho de Chapadão.
Pela economia gerada no estado do Mato Grosso do Sul, mereceria estar em melhores condições no futebol brasileiro.