Olivério Bazani Filho – o Bazani

Araraquara, SP, 14 (AFI) – Araraquara está de luto. Faleceu na noite de sábado, aos 72 anos, Olivério Bazzani Filho, o maior ídolo da história da Associação Ferroviária de Esportes (AFE). Bazani sofria de câncer de próstata e lutava contra o Mal de Alzheimer há meses, o que deixou sua saúde bastante debilitada.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), declarou luto oficial na cidade por três dias.

Bazani sempre foi referência quando o assunto é a Ferroviária. Nascido em junho de 1935, na cidade de Mirassol, interior de São Paulo, Bazzani assinou contrato com a Ferrinha em dezembro de 1954, onde ficou por mais de cinqüenta anos. Bazzani participou das maiores conquistas do time araraquarense, inclusive do Tricampeonato do Interior (1967, 1968 e 1969).

Dentre as partidas em que mais se destacou com a camisa grená estão a vitória por 6 a 3 sobre o Botafogo-SP, em 1955, quando a Ferrinha alcançou o acesso à divisão especial do futebol paulista, com dois gols de Bazani, e a goleada por 4 a 1 sobre o Corinthians, em pleno Pacaembu, em que Bazani marcou duas vezes e deu o título do interior para a Ferroviária.

Em 1962, Bazzani foi comprado pelo Corinthians, em uma transação que foi considerada a mais cara do futebol paulista da época. Após três anos, no entanto, Bazani voltou a defender a camisa grená em 65.

Mas não foi só como jogador que ele fez história na Locomotiva. Como técnico, Bazzani também mostrou ter talento. Após encerrar sua carreira como jogador, em fevereiro de 1973, ele começou a trabalhar nas divisões inferiores da Ferrinha. Revelou vários talentos para o time profissional, e foi o treinador da equipe em diversas oportunidades. Levou a Ferroviária às finais da Taça de Prata de 1980 e à semifinal do Campeonato Paulista de 1985.

Homenagem na Fonte
O último ano foi de sofrimento para o ídolo da Ferroviária. Problemas de saúde o impediram de acompanhar a festa de inauguração do seu busto de bronze, em abril deste ano, localizado na entrada principal do estádio da Fonte Luminosa. No jogo de inauguração do busto a Ferroviária goleou o Corinthians por 3 a 0, para felicidades de todos que acompanharam a vida do maior jogador da história da Ferroviária: Olivério Bazani Filho.

Descanse em paz!

fonte – site futebol interior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *