O INÍCIO DE UMA ERA

Em 1947 atinge o interior do estado de São Paulo o profissionalismo deixando de existir o “amadorismo marrom” oficionalizando-se assim os salários, luvas e prêmios dados aos atletas, e tem início o primeiro campeonato que em 1948 passaria a ser a atual segunda divisão, os principais clubes do interior aderiram o torneio que foi composto pelos seguintes clubes: AA Francana de Franca, AA Internacional de Limeira, AA PontePreta de Campinas, AA São Bento de Marília, Barretos FC de Barretos, Batatais FC de Batatais, Botafogo FC de Ribeirão Preto, E C Mogiana de Campinas, EC XV de Novembro de Piracicaba, EC Taubaté de Taubaté, Guarani FC de Campinas, Palmeiras FC de São João da Boa Vista, Rio Branco EC de Americana e SE São Joanense de São João da Boa Vista, o campeonato teve início em 18 de maio de 1947, o Campeão foi o XV de Piracicaba, e o artilheiro foi Gaiola da AA Ponte Preta, o torneio obteve ótima média de renda e público muitos gols assinalados e foi um atrativo fantástico para o até então abandonado interior do estado de São Paulo,assim no ano seguinte em 1948 o torneio passou a ser reconhecido pela Federação Paulista de Futebol e até hoje é um dos campeonatos que mais atraem o público do interior pois é a divisão aonde sobem quatro para a primeira e descem quatro para a terceira, deixando-a atraente tanto na disputa do campeão como na disputa do rebaixamento.

3 pensou em “O INÍCIO DE UMA ERA

  1. Marcos

    Jorge,
    O artilheiro desse primeiro campeonato foi Rivetti que defendia a SE Sanjoanense, com 20 gols. O Gaiola era reserva da Ponte e jogou poucos jogos. De onde você tirou essa informação que ele foi o artilheiro? Na realidade a implantação do campeonato de acesso foi uma reivindicação dos clubes do interior paulista que via seus jogadores ser “surrupiados” pelos grande clubes da capital sem ônus algum. A profissionalização foi a maneira que os clubes do interior encontraram para formalizar uma situação de desconforto financeiramente com seus atletas, através de um contrato registrado na FPF. Os cinco primeiros campeonatos (48/52) foram disputados por muitas equipes semi amadoras e cidades com populações diminutas, tinham mais de uma equipe. Os “derbys” eram famosos: Ferro-ADA (Ferroviária x AD Araraquara) ou Paulista x São Paulo na mesma cidade, Riopardense x Rio Pardo, Ferroviária x Botucatuense, Linense x Comercial, Sanjoanense x Palmeiras de São João da Boa Vista, Palmeiras x Francana. Com tantas cidades pequenas os primeiros campeonatos foram bem deficitários ao ponto da FPF mudar totalmente o formato da disputa.
    Tenho muito material sobre o acesso e gostaria de um dia estar disponibilizando-o num livro. Mas isso é uma outra história.

  2. Jorge Farah

    Os “salarios” eram pagos porem nao havia registro, e a partir deste ano, passou-se a registrar os atletas como funcionarios dos clubes e nao mais pagando-se por baixo dos panos, tambem conhecido como amadorismo marrom que ainda hoje é aplicado nas equipes de volley, basket e outros que nao são esportes profissionais (nem todos os paises) e sim olimpicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *