CURIOSIDADES DO NOSSO FUTEBOL

Cravinhos era chamada de “cidade das Borboletas e dos Vagalumes”
Um fato ocorrido às vésperas de um jogo válido pelo campeonato do interior (naquela época não existia nenhuma outra divisão se não a primeira), entre Cravinhos e Rio Claro, confirma o apelido. Enquanto os jogadores de Cravinhos e o árbitro aguardavam o horário de início de jogo, surgiram as primeiras preocupações por causa do atraso da equipe de Rio Claro, talvez tivesse havido um acidente de automóvel. Quando o prazo regulamentar estava por esgotar chegaram os carros de Rio Claro, a história conta que nas proximidades da entrada de Cravinhos foram paradas por uma revoada de borboletas, que tiraram toda visibilidade da estrada.
MAC X MED
A seriedade que era disputada uma MAC x MED (Mackenzie x Medicina), competição estudantil também chamada de “Oxford x Cambridge de São Paulo”, estimulou a criação também da Pauli x Poli (Paulista x Politécnica), e finalmente criando também os jogos da FUPE, organizados pela Federação Universitária Paulista de Esportes.
ACESP HOJE ACEESP
Na primeira década de 1900 os jornalistas esportivos fundaram a Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo, que se dedicava mais ao turfe, esporte que na época captava maior preferência do leitor. Em 8 de dezembro de 1941, instalada no 17º andar do prédio Martinelli, devido ao grande número de jornalistas e fotógrafos ligados ao futebol cria-se a atual ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).
MAIS CRAVINHOS
Um dos primeiros acidentes fatais ocorridos no futebol brasileiro foi em Cravinhos, no dia 15 de março de 1942 em um jogo que faltavam poucos segundos para a partida entre Cravinhos 0 x Botafogo de Ribeirão Preto 5 terminar, ocorreu um choque entre o atacante Parafuso (Cravinhos) e o centro médio Odilon (Botafogo), este último foi ao solo contorcendo-se em dores sendo socorrido a Santa Casa de Ribeirão Preto veio a falecer no dia 17 de março.
1º NARRADOR
Em 27 de outubro de 1929, coube a Nicolau Tuma a primeira “irradiação” de uma partida de futebol para o jogo entre São Paulo x Paraná válido pelo campeonato Brasileiro, aonde ele gritou inúmeras vezes gol, pois o resultado foi de 10 x 1 para São Paulo. Tuma foi rapidamente apelidado de “Speaker Metralhador” por falar tão rápido, mais tarde ele se tornaria político, sua última transmissão deu-se em 23 de agosto de 1942, no jogo entre SPR (Atual Nacional) x Palmeiras. A rádio a transmitir o evento foi a Rádio Educadora. Depois percebendo que o futebol era um tremendo filão de ouro a rádio Cruzeiro do Sul, obteve a exclusividade de transmissão a partir de 1934 até 1939.
OS NUMEROS NAS COSTAS
No dia 8 de dezembro de 1945 a seleção Carioca esteve em São Paulo no estádio do Pacaembu e seus atletas vieram com uma inovação enormes números pregados as costas das camisas. O Corinthians em um amistoso no dia 22 do mesmo mês contra o River Plate da Argentina adotou a mesma idéia, porem depois a inovação caiu em desuso, até ser exigida pela FIFA.
ESCANDALO
Mas um escândalo mesmo foi quando o árbitro Pedro Calil no dia 13 de outubro de 1945 para dirigir a partida entre Ipiranga 1 x 1 Comercial, no campo dos Sorocabanos, contrariou a tradição e entrou em campo, ao invés da calça e paletó, com um calção de jogador e camisa de golas amarelas com o distintivo da Federação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *