Expressões Tupiniquins no futebol

Muitos termos marcam o futebol brasileiro, destacamos para os amigos:
Chaleira – Foi o primeiro lance a ser batizado no futebol brasileiro, foi criado por Charles Miller, com elegância o grande Miller executava seu lance favorito que era golpear a bola com o calcanhar e depois apanha-la no ar, foi um termo muito usado nos primórdios de nosso futebol, hoje já nem tanto.
Marreta – Nada mais é do que um jogo de corpo (ombro a ombro muito usado na Europa e em outros Continentes principalmente com menor habilidade que o brasileiro) para tirar o jogador da disputa de bola, por executa-la muito na década de 1900, Hermann Friese foi muito criticado, sendo apontado como jogador violento. Depois de algum tempo a marreta passou a ser denominada “jogo de ombro”, as vésperas da copa do mundo de 1950, no Brasil contratou-se árbitro extrangeiros para que os nossos jogadores acostumassem com o jogo mais ríspido dos outros países.
Ponta de dedo – este lance foi criado por um famoso goleiro do Vasco da Gama de nome Jaguaré, pois ele gostava de brincar mesmo nas situações mais difíceis, quando um avante adversário vinha com a fama de chutar muito forte ele fazia questão de aparar pelo menos um chute com a ponta dos dedos e depois a girava sobre um de seus dedos.
Tabelinha – Criada pelo maior jogador de todos os tempos Pelé junto a um de seus maiores parceiros Coutinho.
Tenho várias outras que pretendo ir colocando a voces, abraço a todos.

2 pensou em “Expressões Tupiniquins no futebol

  1. Jorge Farah

    Cacella como estas tenho muitas e é bem legal saber de onde vieram as expressões, abraço do amigo Zé Farah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *