Escudo “alternativo” do Grêmio Barueri

Olá, pessoal!

Numa das minhas andanças à cidade de Barueri, descobri uma camisa diferente do time da cidade, o Grêmio Recreativo Barueri. Para meu espanto, o escudo era outro, acredito que desconhecido para a maioria.

Desde os primeiros jogos do time profissional em 2001 eu nunca vi esse escudo sendo utilizado, então não consegui descobrir o motivo desse logo específico nessa camisa que encontrei. Vale como curiosidade e registro histórico.

Espero que tenham curtido!

Abraços

3 pensou em “Escudo “alternativo” do Grêmio Barueri

  1. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    O Grêmio Recreativo Barueri é uma instituição particular sem fins lucrativos pertecente a socios proprietários. A Prefeitura firmou convenio com o clube, aprovado pela Camara Muncipal de Barueri.
    Este convenio estabelece que toda atividade esportiva do muncipio será gerenciada pelo clube, para todos os esportes, inclusive fazendo contrataçoes de professores de educação fisica, técnicos, monitores de esporte, e outros profissionais que se fizer necessario, mantendo escolinhas e equipes de competição de varios esportes. A Prefeitura repassa a verba municipal para o clube para sua execução dos trabalhos e sede toda a infra estrutura esportiva, como a Arena, o centro de treinamento, os campos, os ginásios e as quadra esportivas, e faz toda a sua manutenção. O repasse de verba ao clube era em torno de 15 milhões por ano.
    Foi criado uma empresa chamada Grêmio Barueri Futebol Ltda, baseado na Lei Pele-Zico e separou o futebol profissional em 2010, provavelmente com novo CNPJ, conseguiu junto a Federação Paulista e CBF as vagas do então CNPJ do Gremio Recreativo Barueri, que deve ter mantido o seu antigo CNPJ e o convenio com a prefeitura.

    Esta nova empresa não conseguiu refazer o convenio com a prefeitura por questões de divergencias com o atual prefeito, na disputa de quem seria os donos Gremio Barueri Futebol Ltda.

    O resto da história todos conhecem, a empresa mudou sua sede para Presidente Prudente, mudou o nome, jogou e perdeu as vagas no campo, mas usou todos os contratos publicitários dos importantes campeonatos de 2011, e os direitos (e o dinheiro) dos passes dos jogadores.

    O Prefeito de Prudente, foi “prudente”, e não repassou nenhuma verba a empresa, mas sedeu no periodo, através de convenio, as instalações do Prudentão e infra estrutura para treinamentos.

    Enquanto isto, em 2010 a empresa Campinas FC, foi vendida para amigos do prefeito de Barueri, e mudou de cidade e nome para Sport Club Barueri.

    Com a compra do Gremio Prudente, pelos amigos do prefeito de Barueri , retornou a Barueri e ao primeiro nome da empresa, mantendo as vagas nas federações.

    Os Amigos do prefeito de Barueri, agora, tem duas empresas de futebol, e com convenios com a prefeitura de Barueri. A prefeitura de Barueri mantem também o convenio com o Gremio Recreativo Barueri.

    Como a lei Pele-Zico dá o direito de uma nova empresa, com novo CNPJ, manter as vagas nos principais campeonatos?

  2. Rodolfo Kussarev

    Creio que isso se deve ao fato de co-existirem dois “Grêmios Barueris” na cidade, o original, de 1989, da prefeitura e o que conhecemos que acaba de voltar. Juridicamente, as duas estruturas foram separadas, mas o Grêmio original, da prefeitura, continua existindo como um braço da secretaria de esportes e que cuida das categorias de base e outros esportes.
    Além disso, na – breve – ausência da equipe de futebol, o Grêmio original continuo na ativa.

    Abraços

    Rodolfo Kussarev

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *