Olá pessoal, nesse fim de semana duas “novas” equipes estrearam no futebol brasileiro: Tratam-se dos Audax SP e do Audax RJ. Na verdade são os novos nomes do PAEC (Pão de Açucar Esporte Clube) e do Sendas Esporte Clube, respectivamente.
O Audax SP estreou na Copa Paulista, enquanto o Audax RJ fez sua estréia na Série D do Brasileirão.
Segue reportagem de 04/06/2011:
“O Pão de Açúcar Esporte Clube e o Sendas Esporte Clube, ambos de propriedade do Grupo Pão de Açúcar, vão mudar de nome a partir do ano que vem (na verdade ocorreu esse ano). Os dois clubes passarão a se chamar, respectivamente, Audax-SP e Audax-RJ. A mudança faz parte de uma estratégia da empresa para diluir a identificação dos clubes com a marca da rede de supermercados, motivada principalmente pelo boicote da mídia a falar o nome da empresa.
Após um estudo encomendado pelo Pão de Açúcar, a direção da empresa optou pelo nome de Audax, que remete ao seu significado em latim (audacioso). O obejtivo com o nome é reforçar a audácia de o Pão de Açúcar manter um time profissional de futebol para disputar as principais divisões do futebol nacional.
A alteração do nome, porém, também tem relação direta com o fato de grande parte da mídia ainda “esconder” o Pão de Açúcar nas transmissões esportivas, segundo aMáquina do Esporte apurou. Por diversas vezes alguns canais de TV têm utilizado a sigla PAEC para identificar o clube da cidade de São Paulo.
Além disso, com a alteração do nome, a empresa espera conseguir diminuir o vínculo direto com os times, que estão próximos da disputa dos principais campeonatos estaduais do país (as duas equipes disputam a segunda divisão do Paulistão e do Estadual do Rio).
A mudança do nome do Pão de Açúcar e do Sendas ocorre oito anos após o lançamento do projeto social que levou à criação do time de futebol. No primeiro teste de seleção de atletas, ainda em 2003, foram mais de 72 mil inscritos para 72 vagas disponíveis em São Paulo.
Desde então, o Pão de Açúcar e o Sendas continuam formando jogadores, sendo que os dois nomes de maior destaque atualmente são o volante Paulinho, do Corinthians, e o zagueiro Bruno Uvini, do São Paulo. Os dois jogadores continuam a ter suas carreiras gerenciadas pelo clube formador.”
Por ERICH BETING
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP
FONTE: http://blogdobenelima.blogspot.com/2011/06/midia-forca-pao-de-acucar-mudar-nome.html
Seguem os Escudos:
AUDAX RIO DE JANEIRO ESPORTE CLUBE
UNIFORMES
Jogadores realmente inteligentes não comemoram no estilo João Bobão. Quem faz isso são aqueles toscos que também tiram a camisa no intervalo (ou após o fim jogo) para mostrar o patrocínio do jabá que recebem; mostrar a nova tatuagem…e por aí vai.
é,esta midia é qm controla o futebol brasileiro. alem desta,tem uma outra atitude destas midia q vem me irritando. lançado por ser um programa esportivo,o joao bobo vem me incomodando a cada dia mais. agora,ao inves dos jogadores comemoram do seu jeito,parece q sentem obrigado a comemorar imitando aquele boneco.
Também não gosto de time de empresa.
Mas pior é a mídia (a gente sabe qual é a principal), que cita Ferrari, mas não Red Bull. Uma empresa vende carro a outra bebida energética. Qual a diferença comercial?
E quando o Red Bull-SP subir para a Série A do Paulistão ou Série B ou Série A do Brasileiro? Será Campinas?
Citam Unisul-SC, mas não Ulbra-RS (denominam Canoas) e Cimed Esporte Clube vira Florianópolis.
Boicotavam o Universal (RJ) porque lembrava a IURD. Então porque citam Universidad Católica (Chile).
Concordo que tem exageros, mas se o time denomina-se oficialmente Coca Cola Futebol Clube que assim seja chamado. Já sei: vai ser CFC.
podem me apedrejar,mas nao gosto de times de empresa.