Curiosidades e Recordes do Futebol Catarinense – Parte 9

ESPECIAL: CAPINZAL

arabuta

Arabutã Futebol Clube

– Fundado em 11 de novembro de 1944, o Arabutã FC é mais antigo que o município de Capinzal, criado oficialmente em 17 de fevereiro de 1949. O time rubro foi campeão estadual amador em 1994.

– Dorival Junior, atual treinador do Atlético Mineiro (MG), atuou na partida de inauguração dos refletores do estádio Baixada Rubra do Arabutã FC. Ele defendia o Avaí de Florianópolis, que venceu o time anfitrião por 5 a 1. O fato ocorreu no dia 5 de setembro de 1985.

vasco

Associação Esportiva Vasco da Gama

– A primeira partida do Vasco da Gama, de Capinzal (fundado em 9 de fevereiro de 1955), foi contra o Torino de Tangará, equipe que já disputou o campeonato catarinense de futebol. O Vasco venceu a partida realizada no campo da Ferroviária por 2 a 1.

– Entre os dias 6 e 13 de janeiro de 1965 o Vasco da Gama disputou vários jogos amistosos internacionais nas cidades de Encarnacion (Paraguai) e Posadas (Argentina). O clube sustenta ser o primeiro time amador de Santa Catarina e disputar jogos internacionais.

– A melhor fase do Vasco ocorreu nos anos 60 e 70 quando conquistou títulos e disputou acirrados clássicos com o rival Arabutã.

– O primeiro jogo entre equipes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi disputado no dia 16 de novembro de 1919, em Marcelino Ramos (RS). O time local Uruguay venceu o Rio Capinzal (nome do atual município de Capinzal) por 2 a 1.

– A Liga Esportiva Oeste Catarinense – LEOC – criada em 22 de agosto de 12949 em Joaçaba tem o Arabutã Futebol Clube como um dos clubes fundadores.

– O AGN é o atual campeão de Capinzal. O municipio várias equipes em atividade: Hachmann de Barro Preto, Ipiranga, São Cristóvão, Alto Alegre, Inovale, Malwee, Napoli, Motoristas, Juventude de Linha Serraria, Vasco e Arabutã.

– O atacante Jonas Minosso, que começou e encerrou a carreira profissional no Internacional de Lages e também defendeu Inter de Porto Alegre, é natural de Capinzal.

Fontes: acervo do autor, acervo Osny Meira,  jornais O Tempo, A Semana, historiador Antonino Sartori, Fund. Municipal de Esportes de Capinzal.

4 pensou em “Curiosidades e Recordes do Futebol Catarinense – Parte 9

  1. Andre Martins

    é,amigo,tenho duas hipoteses: voce é tremendo sortudo ou estou fazendo algo de errado ao pedir informações.

    enfim,só temos que lhe agradecer pelo seu trabalho com o futebol.

  2. Adalberto Kluser Autor do post

    André,

    Bem, primeiro eu tenho um acervo gigantesco sobre o futebol de SC. Ajuda também entrar no site das prefeituras e pegar o e-mail ou contato telefônico do responsável pela secretaria de esportes ou fundação de esportes de cada municipio.
    Ligue e fale diretamente com o responsável. Aguardar retorno é muito difícil, pois a rotina diária destes profissionais impede que façam um atendimento mais específico.

  3. Andre Martins

    ESTOU SEMPRE TENTANDO CONTATAR AS PREFEITURAS A FIM DE OBTER INFORMAÇÕES ACERCA DOS TIMES LOCAIS,MAS EM TODAS ELAS,SEM EXCEÇÃO,NÃO SOU CORRESPONDIDO. TEM ALGUM SEGREDO? VEJO QUE O AMIGO SEMPRE CONSEGUE E,AINDA MELHOR,CONSEGUE NÃO SO FOTOS COMO TAMBEM HISTORIAS. PARABENS,MESMO,CARO!

  4. Andre Martins

    grande adalberto,ate tinha achado que nao voltaria mais a escrever este post. cada vez em que vejo-o,fica maravilhado. sinceramente,parabens.

    enfim,alem destes que foram citatos por voce,ainda existem outros times,é claro,menos tradicionais,como por exemplo:

    atlântico ec da vila capitel sto. antonio;
    e.c. bonsucesso da vila lindemberg;
    esporte clube canarinho são roque,pertence á vila de mesmo nome;
    e.c. operário da linha vidal ramos;
    e.c. liverpool- vila sete de julho;
    e.c. unidos da vila alto alegre;
    g.e. tiradentes de santa terezinha;
    s.e.r. cometa,que assim como o liverpool,tambem pertence à vila 7 de julho;
    s.e.r. perdigão do engenho novo
    e,por fim,o união esporte clube,time de futebol amador da vila homonima,tambem,assim como os outros times citados anteriormente,no interior da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *