O primeiro grande clássico de Santa catarina foi este: Florianópolis (ex-Anita Garibaldi) e Palmeiras. Formado por atletas da elite florianopolitana as duas equipes travaram acirrados duelos na década de 1910.
O Florianópolis, fundado em 1912, possuia campo próprio na rua Bocaiúva. Da equipe saíram os atletas Celso Ramos (que mais tarde viria ser jogador do Flamengo-RJ, presidente do Avaí e governador de Santa Catarina) e Alfredinho (que vestiu a camisa do Botafogo-RJ e Seleção Brasileira).
O rival Palmeiras, fundado em 4 de janeiro de 1915, teve nome, escudo e cores (preta e branca) inspirados na Associação Atlética Palmeiras, de São Paulo. O campo do clube, que teve menos de 10 anos de existência, foi construído ao lado do CS Florianópolis.
Na década de 1920, no local onde existia o campo do Palmeiras, foi erguido o Campo da Liga. Em 1930, foi reformado e denominado Estádio Adolpho Konder.
A via paralela a linha lateral (entre o campo e o mar) é a Rua Bocaiúva
CS FLORIANÓPOLIS 2 X 2 SC PALMEIRAS
Data: 21 de abril de 1915 – 15 horas
Local: Campo do Club Sportivo Florianópolis
Árbitro: Armando Knaught
Juízes de linha (?!): Carlos Huber (Palmeiras) e Pompilio Luz (Florianópolis)
Juízes de gol (?!): Algemiro Guimarães (Florianópolis) e Eurico Soares (Palmeiras)
Florianópolis – Moritz, Altamiro, Alfredinho, Eudalicio, Dily, Garrocho, Elesbão, Oliveira, Celso Ramos, Linhares e Rudi.
Palmeiras – Raul, Gentil, Justino, Bruggmann, Daniel, Jardim, Ary, Adamastor, Floriano, Pedro e Alberto.
Gols: Ary (P), Oliveira (F), Garrocho (F), ? (P)
Fonte: acervo do autor, jornais Opinião e Folha do Commercio, de Florianópolis. Foto: acervo Osny Meira.