Curiosidades e Recordes do Futebol Catarinense – Parte 5

– O Ipiranga, do bairro Saco dos Limões, foi uma das grandes forças do futebol amador de Florianópolis. Os jogos da equipe eram disputados no campo da Vila Operária, local onde mais tarde foi instalada a Imprensa Oficial de Santa Catarina.

– Em 1949, o Ipiranga aventurou-se a jogar contra equipes profissionais. Em Brusque, o Ipiranga levou 9 a 3 do Paysandu. Aproveitando uma excursão do São Cristóvão-RJ por Santa Catarina, o alviverde perdeu por 3 a 2. Pode ter sido este o jogo mais importante de sua história.

– No dia 10 de novembro de 1939, o Clube Spira, de Concórdia, goleou o Grêmio, de Capinzal, por 16 a 0.

– Na década de 1940, o Palmeiras de Blumenau tinha um dos melhores times de Santa Catarina. A prova disso foram os resultados em jogos amistosos. No dia 28 de novembro de 1948 fulminou o Carlos Renaux, do craque Teixeirinha, por 11 a 1. A goleada ainda ecoava no estado quando, no dia 25 de setembro do ano seguinte, o alviverde atropelou o Figueirense de Florianópolis por 11 a 4.

Vilanovaac

Vila Nova de Imbituba

– O Vila Nova Atlético Clube, de Imbituba, surgiu em 17 de outubro de 1948. A inauguração do estádio ocorreu no dia 25 de setembro de 1949. O time rubro venceu o Comerciário, atual Criciúma EC, por 6 a 0.

– No dia 14 de agosto de 1921, quando o Olímpico de Blumenau completava dois anos de fundação, o Figueirense disputava a primeira partida de sua história. Jogando no bairro Coqueiros (na época pertencente ao município de São José – hoje parte continental de Florianópolis), enfrentou e perdeu de 3 a 2 para o Rio Branco. Na revanche, dia 9 de outubro, o alvinegro venceu por 2 a 0.

Fonte: acervo do autor. Escudo extraído do blog Mário Junior, ex-atleta profissional e do Vila Nova (Imbituba)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *