– O estádio Euvaldo Lodi, em Criciúma, foi inaugurado no dia 23 de dezembro de 1952. Na programação festiva teve benção e solenidade de hasteamento da bandeira nacional. O duelo entre Metropol e Comerciário (atual Criciúma Esporte Clube) foi árbitro por Mário Ruiz. Vitória comercialina por 3 a 2.
O Euvaldo Lodi na década de 1960
Atualmente o estádio é mantido pela Carbonifera Criciúma
– Depois de ampla reforma e ampliação foi realizada no estádio Euvaldo Lodi em 1961. Na reinauguração, dia 28 de maio, o Metropol recebeu o Flamengo-RJ. Vitória rubro-negra por 5 a 0. Curiosamente a maior goleada do time criciumense foi de 12 a 1 sobre o Flamengo, só que o de Curitibanos, pelo campeonato catarinense de 1962.
– O último jogo da era Metropol ocorreu no dia 14 de dezembro de 1969. A equipe venceu o Palmeiras (mais tarde Blumenau EC) por 2 x 0.
– Em 16 de outubro de 1955, ocorreu a inauguração do estádio Heriberto Hülse, do Comerciário. Na preliminar, o Próspera venceu o Atlético Operário por 3 a 0 (nesta partida saiu o primeiro gol no estádio – sem registro do autor). Muitas publicações (revistas, sites e jornais – inclusive do próprio Criciúma EC) divulgam que o primeiro gol saiu na partida principal onde o Imbituba venceu o Comerciário por 1 a 0.
– A Sociedade Esportiva Galeão, da cidade de Canelinha, foi fundado em 27 de março de 1967. O atual presidente do Avaí, João Nilson Zunino, foi atleta da equipe. Um dos principais rivais é o Marselhesa, criado em 11 de novembro de 1969.
– Embora sem tradição no futebol amador catarinense, a cidade de Alfredo Wagner teve um dos clubes mais antigos do Estado. O União Futebol Clube surgiu em 28 de novembro de 1937, que mais tarde alterou sua denominação para Sociedade Recreativa União Club.
Fonte: acervo do autor. Foto colorizada por Válter Klüser. A imagem atual é do Google Earth.
Havia postado uma outra foto do atual estádio do Metropol. A que está agora é a correta.
parabens por esse iniciativa de levantar historia do futebol catarinense,adalberto; o futebol e nos agradecemos!