CLUBE DOS 13 OU CLUBE DA GANÂNCIA?

Em 11 de Julho de 1987, nascia o Clube dos 13 que para quem não sabe , seria Clube dos 12 pois a panelinha do eixo Rio – São Paulo mais a dupla Gre-Nal já haviam acertado tudo para a formação deste grupo, coube a Marcio Braga então presidente do Flamengo, lembrar do Esporte Clube Bahia que nos ultimos dois campeonatos brasileiros em 1985 e 1986 deter otimas medias de públicos na competição superando até mesmo eles tidos como os maiores do Brasil. O Bahia entrou no clube pelas otimas rendas e não por outro mérito.

Dinheiro, Cotas de Televisão somente para eles e etc. pode ser até um retrocesso a minha colocação mas eu disse que o surgimento de grupo acabaria com o futebol brasileiro, pela ganância de poucos e agora por esta mesma ganância se ameaça romper o tal Clube dos 13 que por sinal nem 13 são mais.

Erros como ter a doença paranoica que um campeonato teria de ter 16 clubes como na Itália, era pifia e ridicula num país que é um continente dentro de um continente. Hoje nem o campeonato italiano tem 16 clubes e sim 20.

Fim dos Campeonatos Estaduais, essas competições tiveram uma recaida depois da criação do Clube dos Treze que enfraqueceu as equipes menores e de outros Estados que não tinha times na Elite, times como América/RJ, Bangu/SP quase se extinguem, o Operário/MS que sempre teve bons times e que era dificil de ser batido em Campo Grande praticamente sumiram, os estaduais eram mais forte e valiam vaga no Brasileirão perderam a graça.

Cidades como São Luis, Manaus, Belém, Natal, Londrina, Uberlândia, Cuibá, Campo Grande e etc que poderiam ver os times grandes jogarem lá com jogadores de Seleção Brasileira, por mais de uma vez a cada campeonato hoje se valem de um jogo apenas pela Copa do Brasil se o time da cidade der sorte de no sorteio um time da elite cruzar com o daquela cidade.

O inicio promissor do Clube dos Treze em arrecadar 6 milhões de dolares e criar novas fontes de recursos para os time membros de clube parecia ser a formula do sucesso se manchou com a polêmica da final de 1987 e quem era o legítimo campeão? Flamengo ou Sport que veio a tona na semana passada com o reconhecimento do Flamengo como campeão pela CBF, pasmém que brigou com o Clube dos 13 no inicio. As viradas de mesa de 1996 e 1999 criação da Copa João Havelange a escadinha para Bahia e Fluminense/RJ voltarem a elite, as denúncias de corrupção, ameaças de rompimentos de clubes como Flamengo, Botafogo, Atlético/MG, Cruzeiro e São Paulo que não estavam em concordância com a gestão de Fabio Koff que foi reeleito presidente do Clube dos 13 novamente em 2010.

Agora a bola da vez é a saida do Corinthians e a licitação para as TVS adquirirem os direitos de transmissões dos jogos. Os quatros grandes do Rio já anunciou que vai negociar separado do Clube dos 13 os seus jogos, Globo e Record brigam com a toda poderosa se fazendo de doente para ser visitado, Coritiba e Cruzeiro também desejam negociar em separado, ou seja cada quer a sua fatia melhor e o resto que se virem com os restos.

Clube dos 13, moralização do futebol brasileiro é uma piada.

Um comentário em “CLUBE DOS 13 OU CLUBE DA GANÂNCIA?

  1. Edu Cacella

    sem dúvida antes o brasileirão era mais charmoso tinhaa meus 12 anos e lembro de ir com meu pai ver em Brasilia onde moravamos a estreia do Botafogo contra o Brasilia, foi 3×2 para o time da casa no abandonado Pelezão, era o brasileiro de 1983.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *