Vasco da Gama 0 x 0 River Plate/ARG, apesar de não ter sido um vitória este resultado deu ao clube carioca o título do campeonato sul-americano de clubes, que foi uma espécie de embrião para a criação da Taça Libertadores da América em 1960. A equipe do River era conhecida como La Maquina temida por todas na competição coube ao Vasco dar uma segurada na máquina argentina com Barbosa fechando a meta e pegando até pênalti.
Palmeiras 1 x 0 Juventus/ITA, este jogo para muitos palmeirense é sem sombra de duvida o maior da historia do clube, na final da Copa Rio em 1951 a equipe enfrenta La Vecchia Singora time campeã da Itália que antes havia batido no verdão por 4 a 0 em São Paulo com esta vitória a equipe seguiu para o Rio de Janeiro e no segundo jogo consegue um empate histórico e fica com taça.
Boca Juniors 1 x 2 Santos, em 1963 o Santos de Pelé faz a final da Libertadores contra o temido e futuro carrasco dos nossos clubes na mesma competição em La Bombonera local até o presente ano jamais o Boca havia perdido um jogo para clubes de fora da Argentina, precisando vencer o Boca foi para cima e no inicio do segundo tempo faz 1 a 0, os seus dirigentes se apressam em negociar com o Santos o local da partida extra. Porém ao saber desse fato Pelé resolveu calar os portenhos com bombons envenenados de pura arte e magia ao lado de Coutinho o time praiano vira o jogo e conquista o bicampeonato.
Benfica 2 x 5 Santos, após sofrer uma derrota por 3 a 2 no Rio de Janeiro o time português se achou na condição de favorito no jogo de volta no Estádio da Luz para vencer e levar a decisão para um jogo extra na mesma Lisboa, porém o que se viu foi uma exibição de gala de Pelé & Cia e uma sonora goleada do magistral Santos era o primeiro título mundial de clubes de um time brasileiro.
Santos 4 x 2 Milan, após sofrer uma derrota por 4 a 2 em Milão no primeiro jogo da final do mundial de clubes em 1963 e ter o desfalque serio e certo de Pelé, o Santos vê no Maracanã o time milanês abrir 2 a 0 e fazer a festa debaixo de chuva, mais Pelé não jogando o peixe tinha o seu segundo maior artilheiro da sua história: Pepe que ao lado de Almir fez chover gols e deram a virada histórica e sensacional do time da vila dando a forra dos 4 a 2 em Milão, no jogo extra o Santos vence por 1 a 0 e leva o bicampeonato mundial de clubes.
[img:santos_vs_benfica_1962_1.jpg,full,alinhar_esq]
Pelé enfileira a defesa portuguesa para marcar mais um gol para o Peixe.
Cruzeiro 3 x 2 River Plate, em Santiago do Chile em 1976 o Cruzeiro em uma final de tirar o fôlego abre 2 a 0, vê o time argentino empatar na raça, porém para o alivio da galera azul da raposa o juiz marca um falta na entrada da área para os celestes, Nelinho o canhão de BH se prepara para a cobrança eis que ai o atrevido ponta esquerda e moleque Joâozinho se aproveita de um vacilo dos argentinos e surpreende a todos até mesmo os companheiros de clube: bati a falta e marca o gol da título o primeiro do Cruzeiro na competição.
Flamengo 2 x 0 Cobreloa, Em Montevidéu depois de uma verdadeira baixaria e golpe baixo do time chileno em Santiago onde pedras em campo, pedaços de gelos fizeram parte do uniforme laranja do Cobreloa e sob o olhar macabro de Augusto Pinochet a terceira e decisiva partida da final da Libertadores de 1981 em campo neutro e com uma arbitragem melhor o Flamengo deitou e rolou com a batuta de Zico autor dos dois gols e festa brasileira em vermelho e preto. Esta foi a entrada para o baile no mundial de clubes em 13/12/1981.
Grêmio 2 x 1 Hamburgo, Final do Mundial Interclubes o Hamburgo vinha cheio de moral pois havia vencido na final a toda poderosa Juventus de Turim e tinha em suas fileiras o jovem meia Felix Magath revelação do futebol europeu, porém do outro lado tinha Renato Gaúcho no esplendor da sua forma física e comandados por Paulo Cesar Caju e Mario Sergio o Grêmio Fez a terra ficar mais azul neste dia.
[img:gremio_hamburgo_foto_1.jpg,full,alinhar_esq]
Renato explode a zaga alemã
Atlético-PR 3 x 0 Guadalajara, O furacão surpreendeu a todos enfrentando pelas semi-finais da Libertadores de 2005 o time mexicano não suportou a pressão atleticana na Arena da Baixada em um jogo inesquecível, está vitória praticamente selou a ida até a final contra o São Paulo.
Internacional 1 x 0 Barcelona, Quem apostava no Inter na final do mundial interclubes de 2006 só mesmos os torcedores colorados, afinal de contas do outro lado tinha o super Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Deco, Xavi e Eto ´o contra o Inter de Fernandão, Iarley, Pato e Adriano Gabiru e não é que deu Inter com gol memorável de Adriano Gabiru.
Boca Juniores 0 x 1 Paysandu, Com uma atuação destacada o Papão devorou o Boca em plena Bombonera com show de bola de Iarley, pena que no jogo de volta em Belém o time sentiu o peso da responsabilidade e acabou sendo eliminado por um Boca que aprendeu a domar o Bicho Papão.
Palmeiras 6 x 1 Boca Juniors, No Palestra Itália um verdão arrasador e impiedoso massacra um Boca desfigurado e sem gana, show de Edilson e Evair.
Palmeiras 2 x 1 Deportivo Cali/COL, Noite de glória na Parque Antarctica o Palmeiras consegue vencer no tempo normal e nas penalidades conquista a tão almejada Libertadores de 1999, em jogo dramático em que não só o futebol bem jogado por ambas as equipes prevaleceu também a garra palmeirense e as experiência de Evair e Zinho mais a estrela de São Marcos.
Vasco da Gama 4 x 3 Real Madrid, em Paris pelo Tornoi Du Paris o super Vascão bate o todo poderoso Real Madrid de Di Stefano e Gento em um jogo fantástico pelos relatos de época que li em um site do Vasco.
Corinthians 1 x 0 Barcelona, Em Caracas pela pequena Taça do Mundo de 1954 o timão castigou times como a Roma/ITA e sapecou duas pancadas no Barcelona do craque Kubala 3 a 2 no primeiro jogo e 1 x 0 no segundo com direito a briga generalizada durante a partida.
São Paulo 2 x 1 Barcelona, Grande final do mundial de clubes de 1992 o tricolor paulista vence de virada com Rai dando aula de futebol os catalães Rai e Muller foram os donos do jogo.
São Paulo 3 x 2 Milan, no ano seguinte em Tóquio mais uma fez o tricolor paulista faz a festa sob o comando de Toninho Cerezo e Muller que no golpe de sorte ajudam a conquista do bicampeonato mundial.
São Paulo 4 x 0 Real Madrid, pelo Torneio Ramón de Carranza o tricolor em ótima fase já desce a pancada no Real Madrid e suas estrelas em tarde de Muller e Erivelton.
[img:Rai_pronto_para_fazer_o_gol_1.jpg,full,alinhar_esq]
Rai pronto pra marcar o gol do título
[img:gol_de_Muller_1.jpg,full,alinhar_esq]
Muller num puro golpe de sorte faz o gol do bicampeonato mundial
Grêmio 2 x 1 Peñarol, noite de festa nos pampa e em todo o Brasil o tricolor gaúcho supera com futebol, raça e catimba os ferrenhos e temíveis uruguaios do Peñarol era a primeira conquista da América do clube do Rio Grande do Sul.
Cruzeiro 3 x 0 River Plate, O adversário era o mesma da final da Libertadores de 76 e o palco o Mineirão lotado o time azul tinha de vencer por 2 gols para forçar uma decisão por pênalti mais também era noite de Charles o anjo 45 a vitória veio no tempo normal e a conquista da primeira supercopa de campeão da Libertadores no ano seguinte novo baile diante um time argentino e 4 a 0 diante do Racing Club era o bicampeonato.
Bahia 4 x 1 Nacional/URU, pela Copa Renner em Recife o tricolor da boa terra a muito tempo afastado de competições internacionais venceu bem os experientes uruguaios com um bom jogo dos atacantes Edmundo e Pachequinho, esta foi a maior vitória significativa do Bahia diante um time estrangeiro de ponta a outra foi em 1960 quando venceu o Bayern de Munique por 6 a 1 durante uma excursão a Europa.
Bahia 4 x 1 Deportivo Tachira/VEN em Salvador pelo libertadores de 1989 o Bahia mostra sua força de campeão brasileiro ao bater os catimbeiros e violentos venezuelanos com show de Charles, Osmar, Marquinhos e Gil Sergipano.
Fluminense 3 x 1 Boca Juniores/ARG, Maracanã em noite de festa e nervosismo o Fluminense tentar superar o trauma dos brasileiros do time do Boca, apesar do susto no inicio do segundo tempo, a virada heróica com Washington, Conca e Dodó terminam com um pesadelo que já não tinha mais fim; adiós Boca adiós , pena que não deu na final.
São Paulo 1 x 0 Liverpool/ING, Este jogo sem dúvidas foi um dos maiores do goleiro artilheiro Rogério Ceni na sua carreira, ele fez defesas milagrosas salvando a meta tricolor, ele ao lado de Mineiro se tornaram os heróis dessas tri-conquista são-paulina.
Flamengo 3 x 0 Liverpool/ING, Os ingleses fizeram festa antes da hora, não conheciam o Flamengo e seus jogadores retratados e zombados como sambistas, em campo só bastou o primeiro tempo de baile rubro-negro e quem caiu na dança foram os ingleses, que saíram de campo reclamando que os brasileiros dançavam em campo e isso deveria ser proibido. Chocolate do Mengão o dono do mundo em 1981.
Vasco 1 x 0 Arsenal/ING, Em 25/05/1949 o time inglês que se considerava o maior time do mundo chegou ao Brasil para uma serie de amistosos, de cara enfrentou o Vasco que era praticamente a seleção brasileira, não deu outra o time vascaíno desbanca o todo poderoso time britânico.
Gaurani/SP 6 x 1 Universitário/PER , Em 11/04/1979 o timaço bugrino campeão brasileiro um ano antes detonava na Libertadores com um show de Zenon e Miltão o bugre arrasa o time peruano com direito a olé e tudo mais.
São Paulo 5 x 1 Universid Católica/CHI, Para muitos a maior atuação do tricolor do Morumbi em seus domínios uma partida perfeita de todo o elenco e o bicampeonato da Libertadores praticamente garantido; destaques para Rai, Muller, Vitor que brilharam um pouco mais que o resto do time.
[img:flamengo_1981_zico_1.jpg,full,alinhar_esq]
Zico o maestro da batuta rubro-negra, festeja o título mundial de 1981
Estas são algumas das grandes vitórias internacionais de nossos clubes! Será que aquela de seu time do coração está ai neste artigo? Se nãi tiver deixe o seu recado valeu amigos.
Textos: Galdino Silva
Fotos: Arquivo Revista Placar
kkkkkkkkkkkkk tá certo Galdino, agora entendi..kkkkk
na realidade eu tirei mais na placar as fotos amigos e alguns jogos, o que realmente eu quero é isso de vocês darem as suas opiniões sobre as partidas internacionais de seus clubes e que fizeram história como as citadas por Edu e Walter Iris que por sinal foi um detalhe não ter mencionado essa grande vitória do América diante o Penãrol em 1951. Mais é isso mesmo me digam qual foi a vitória internacional de seu clube a mais importante?
Não me admira isso ter saído tão incompleto na PLACAR.Eles poderiam consultar mais pesquisadores e não ficar resumido ao núcleo deles.Eu imagino quantos e quantos jogos muito mais importantes ficaram de fora.Para vc ver quantos jogos do Bota eu inseri e sequer algum deles foi citado.
Fica bem claro uma predileção deles que colocam um jogo mediano do Atletico-PR, falo do seu adversario, e deixam de fora jogos importantes do Galo de Minas, inclusive aquelas vitórias na Conmebol, é que não deve ter reporter-torcedor destes times e acontece isso.É inadmissivel não inserir jogos destes dois clubes.Já que inseriram vários clubes, tivemos excursões memoraveis de clubes pequenos fora do Brasil.Basta consultar nossos amistosos internacionais que o Walter organiza para vermos centenas de jogos faltantes.Não vejo base alguma na escolha dos jogos pela Placar.
Galdino.
Acho imperdoável não constar de seu texto, o jogo realizado em 18/07/1951, no Estádio Centenário, em Montevidéu, PEÑAROL(com 8 jogadores da Celeste, campeã mundial de 1950) 1-3 AMÉRICA-RJ.
Se a Placar, fonte de sua pesquisa, não cita esse jogo, para mim, não é surpresa.
Arquivo do Zé Ricardo, só timecos rsrs.. reparem que inclsuive o Barça é freguês de carteirinha
botafogo x
1951 Arsenal FC (Eng) 2-0
1953 CA Peñarol Montevideo (Uru) 1-0 Montevideo
1955 AS Roma (Ita) 3-2 Roma
1956 FC Barcelona (Spa) 2-0 Barcelona
1957 Sevilla FC (Spa) 2-0 Caracas
1957 CA Nacional Montevideo (Uru) 4-0 Caracas
1957 Sevilla FC (Spa) 4-0 Caracas
1959 FK Austria Wien (Aut) 3-2 Wien
1959 Atlético Madrid (Spa) 6-4 Madrid
1959 Sevilla FC (Spa) 2-1 Sevilla
1960 México (Mex) 3-1 Mexico DF
1961 FC Bayern München (Ger) 4-1 München
1964 CA Boca Juniors (Arg) 2-1 La Paz
1964 CA River Plate (Arg) 4-3 B.Aires
1964 FC Barcelona (Spa) 2-0 B.Aires
1964 CA Peñarol Montevideo (Uru) 3-0 B.Aires
1966 San Lorenzo Almagro (Arg) 2-0 B.Aires
1967 FC Barcelona (Spa) 3-2 Caracas
1968 Ferencvaros TC (Hun) 3-0 México DF
1968 SL Benfica (Por) 2-0 Caracas
1969 América México (Mex) 2-1 México DF
1971 CA Boca Juniors (Arg) 5-3 Salta
1972 FC Bayern München (Ger) 4-2 Cádiz
1979 Athletic C.Bilbao (Spa) 3-0 Bilbao
1984 Paris Saint Germain (Fra) 3-1 Genève
1984 Everton FC (Eng) 1-0 Genève
1986 Sporting C.Lisboa (Por) 1-0 Cádiz
1988 CA Boca Juniors (Arg) 3-1 Palma
1988 FC Barcelona (Spa) 1-0 Palma
Coloco tres da minha época, nos anos 60 devem ter muitas do Bota
BOTAFOGO 2X2 PENAROL NOS PENALTIS 4X2 DECISÃO DA CONMEBOL EM 1993
BOTAFOGO 4X4 JUVENTUS NOS PENALTIS 4X2 BOTA DECISÃO DO TEREZ HERRERA
BOTAFOGO 5X0 BORUSSIA MOECH TORNEIO DE BERNA EM 1985