LIBERTADORES! MAIS UM ARGENTINO NO CAMINHO DOS BRASILEIROS! TRISTE SINA?

Argentina e Brasil além da rivalidade entre as suas seleções, tem neste embate que certamente é o maior duelos entre países do mundo da bola uma acirrada briga entre os clubes das duas nações sul americanas. A Taça Libertadores da América é a grande prova destes confrontos e várias finais da maior competição das Américas comprovam este fato e aqui relato que apesar da Libertadores passar a ser a grande meta de nossos clubes desde que o São Paulo conseguiu duas conquistas no inícios dos anos 90, ultimamente os clubes brasileiros se dedicam a se classificarem para o torneio, chegando lá se dá maior prioridade ao almejado título e na hora H de 2005 para cá o carro não acelera e o que temos é um Penta-Vice Campeonato, apesar de em 2005 e 2006 as finais forem realizadas por clubes brasileiros. São Paulo x Atlético/PR e Internacional x São Paulo, vejamos bem o quanto os clubes brasileiros desde 1992 tem chegado a final.

1992 – São Paulo x New´s Old Boys
1993 – São Paulo x Universidad Católica
1994 – São Paulo x Velez Sarsfiled (deu argentino)
1995 – Grêmio x Nacional de Medelín
1997 – Cruzeiro x Sporting Cristal
1998 – Vasco x Barcelona do Equador
1999 – Palmeiras x Deportivo Cali
2000 – Palmeiras x Boca Juniors (deu argentino)
2002 – S.Caetano x Olímpia
2003 – Santos x Boca Juniors (deu argentino)
2005 – São Paulo x Atlético/PR
2006 – São Paulo x Internacional
2007 – Grêmio x Boca Juniors (deu argentino)
2008 – Fluminense x LDU
2009 – Cruzeiro x Estudiantes (deu argentino)

São quinze finais neste período com oito conquistas mais estes números poderiam se melhores se as equipes brasileiras não temessem tanto os times argentinos pela mística de sua força na competição e catimba etc.. vibramos quando o Boca Juniors foi eliminado este o mais temidos de todos a certeza que qualquer um de nossos cinco representantes e todos classificados para a próxima fase que um deles chegaria a final e levaria a taça era quase ainda mais depois da saída emergente do Boca. Mais ai novamente vem uma equipe portenha e faz a festa aqui como o Velez, o Boca Jrs três vezes e agora o Estudiantes, no período acima foram seis finais entre Brasil e Argentina e a goleada é de 5 a 1 para “ los hermanos” . Se formos colocar as finais desde do inicio da competição a surra aumenta vejamos:

1962 – Santos x Boca Juniors
1968 – Palmeiras x Estudiantes (deu argentino)
1974 – São Paulo x Independiente (deu argentino)
1976 – Cruzeiro x River Plate
1977 – Cruzeiro x Boca Juniors (deu argentino)
1984 – Grêmio x Independiente (deu argentino)

Com estes números passamos a ter 9 vitórias argentinas contra 3 apenas dos brasileiros em finais, claro que existem uma serie de desculpas como:

“ Antigamente os times brasileiros não se importavam muito com a Libertadores”
“ O Santos deixou de lado para ir jogar amistosos na Europa e confins do mundo”
“ A Libertadores é uma competição marginalizada”
” Os clubes brasileiros eram roubados, como foi o São Paulo em 1974″

E por ai em diante. O Fato é que para o ano que vem, vejamos já o Corinthians que já tem vaga garantida em 2010 e é o projeto maior do clube ainda mais no ano do centenário e os demais clubes que estão na briga pela outras quatro vagas se o discurso não será o mesmo! “ A prioridade é a Libertadores” isso é se algum clube argentino deixar.

Texto: Galdino Silva

Um comentário em “LIBERTADORES! MAIS UM ARGENTINO NO CAMINHO DOS BRASILEIROS! TRISTE SINA?

  1. Gilvanir Alves

    Para se conquista uma Libertadores, não é só preciso jogar bonito e sim ser catimbeiro,ter paciência e saber a hora de jogar bonito e dar chutão. Em 2003 o Santos FC jogou o fino da bola, e foi derrotado pela a retranca do Boca Juniors ai faltou malicia e catimba.
    O jogador brasileiro não gosta de dar chutão acha isso coisa de jogador fraco, mas em um torneio desse porte tudo é válido basta apenas cair a ficha dos nossos jogadores enquanto tentamos dar show e não ganhamos nada os argentinos com muita malandragem e um futebol considerado de muita retranca levam sempre a melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *