17 DE JUNHO! DIA ABENÇOADO PARA O FUTEBOL BRASILEIRO

17 de Junho é um dia muito especial para très conquistas de Copas do Mundo para o Brasil, pois justamente neste dia a seleção brasileira entreou em campo para decidir jogos importantes com resultaram na conquista do bicampeonato mundial em 1962 na vitória virada sobre os tchecos por 3 a 1 numa tarde de domingo. Neste dia 17/06/1962 o time entrou em campo com uma certeza para levar o caneco pela segunda vez, sem poder contar com o Rei Pelé que se machucará na segunda rodada e justamente contra os tchecos em jogo que terminou empatado em 0 x 0. Amarildo entrou em seu lugar e garantiu a classificação para a próxima fase com dois gols contra Espanha, com a saida do Rei, Garrincha assumiu a condição de estrela maior e levou o Brasil aquela final com dois gols contra o Chile e mais um susto! pois foi expulso, más numa jogada de mestre de nossos dirigentes que conseguiram que o ” O Anjo de Pernas Tortas” pudesse jogar, apesar de na final Garrincha não ter tido o mesmo destaque dos outros jogos e do susto no inicio da partida quando Masopust abriu o placar para os tchecos, o Brasil reagiu e empatou com Amarildo num gol sem ângulo, Zito desempatou e Vavá decretou o score final era a festa no Chile e por todo Brasil ” A Taça do Mundo” continuava sendo nossa.

[img:mauro_trofeu.jpg,full,alinhar_esq]

Mauro Ramos de Oliveira o grande capitão de 62 ergue a Taça.

Em 17/06/1970, oito anos depois da conquista do bi, o Brasil entra em campo ao meio-dia horário local, para um jogo com todos os ingredientes para uma semifinal de Copa do Mundo. Brasil X Uruguai até então o maior clássico do futebol mundial com quatro mundiais em campo, e uma contas a acertar: A Tragédia de 1950 jamais esquecida para nosso povo! Era a chance da revanche quase vinte anos depois. Euforia e Medo tomavam conta do país, seria novamente a celeste olimpica a nossa carrasca, pois tinhamos um time mais forte e coeso do que o de 50, tinha o maior jogador de futebol do planeta e ai sera? o que temiamos aconteceu no primeiro tempo quando Cubillas faz 1 a 0 para os uruguaios, o Brasil reage no final do primeiro tempo com o homem surpresa Clodoaldo empatando o jogo, no segundo tempo tudo poderia acontecer, o Brasil busca mais o gol. Pelé se destaca com grandes jogadas, apesar das botinadas dos uruguaios! Jairzinho numa arrancada sensacional vira o jogo, apartir dai o Uruguai aperta e apela para a violência, o Brasil teve com Pelé dois lances geniais para liquidar a fatura mais por puro caprichos dos deuses realizados pelo deus do futebol a bola teimou em não entrar, coube a Rivelino nos minutos finais em jogada do Rei carimbar o placar final do jogo em como em 1962, uma vitória por 3 a 1 e de virada que é mais gostoso.

[img:Brasil_e_Uruguai_1970_1.jpg,full,alinhar_esq]

Pelé em um dos lances geniais no jogo contra o Uruguai em 1970

17/06/2002, novamente o Brasil entra em campo para um jogo decisivo em um mundial em que acabou se sagrando campeão. Porém com um detalhe que não houve nas outras duas partidas em 62 e 70, o jogo foi duro como nas outras e o adversários um time forte fisicamente, bem postado na defesa e meio campo e assustador nos contra-ataques e nas bolas altas, numa dela um erros de arbitragem que no final do primeiro tempo anula um gol belga, legitimo de cabeça o arbitro marcou falta em Roque Junior que não houve, no segundo tempo Rivaldo e Ronaldo no finalzinho seleram a vitória brasileira e o caminhos para o penta seguia-se com a familia Scolari.

[img:ronaldo_belgica.jpg,full,alinhar_esq]

Ronaldo comemora o segundo gol contra a Bélgica.

O Brasil teve em outras datas do mês de junho importantes em Copas do Mundo mais sem dúvida o dia 17 de Junho é o dia bem mais que iluminado é um dia de Graça para o futebol brasileiro.

Textos: Galdino Silva
Fotos: Site da Fifa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *