O “VERDADEIRO” ESCUDO DO GRÊMIO SAMPAIO/RR

Amigos do Blog, aqui vai uma curiosa história. Em 1996, estava fazendo a Revista Placar Especial dos 500 Maiores Clubes do Brasil e no dia do fechamento, faltava apenas um escudo, o do Grêmio Sampaio de Roraima, ou GAS, como eles chamam. Tarde, fechamento, liguei em para o presidente dizendo que dos 500 times só faltava o escudo dele, mas naquela época, sem email e com um pouco de fax, ele nada podia fazer e disse apenas: “deixe em branco”. Numa última e desesperada atitude, liguei pra Federação que disse que no estatuto não havia o desenho, mas sim uma descrição. Baseado nisso, ou seja, numa descrição do diretor técnico da FRF fizemos um esboço do escudo para a revista, que saiu conforme abaixo.

gas0

Depois disso, procuramos mais detalhes e falando com o presidente, soubemos que era diferente. Ele nos prometeu uma camisa, que nunca chegou e assim, passamos a utilizar o seguinte:

gas1

Em 2007, pude ver uma reportagem no YouTube feita pela Rede Amazonas que mostrava um jogo do GAS e o escudo era filmado em close, baseado nisso, fizemos o escudo que, até prova em contrário era, de fato, o correto.

gas2

Pois bem. Ontem fui ver a estréia do Red Bull Brasil na Copinha 2011, aliás um 8×0 contra o nosso querido Grêmio Sampaio e qual não foi a minha surpresa quando vi na camisa não o escudo oficial, mas sim aquele que “inventamos” em 1996, apenas com algumas mudanças de cor!!!!

Isso ilustra como o nosso futebol ainda é amador, mas mais que isso, mostra a força que a Placar tem, bem como passa, a partir de agora, a fazer parte dos anais das curiosas histórias do nosso rico e folclórico futebol.
Abaixo a foto da camisa tirada ontem em Campinas e o desenho do escudo.

2011-gas

GAS3

2 pensou em “O “VERDADEIRO” ESCUDO DO GRÊMIO SAMPAIO/RR

  1. Antonio Mario Ielo

    Rodolfo,

    Cada uma que acontece…

    Acho que a Editora Abril deveria custear uma viagem a Boa Vista para tirar esta história a limpo, ehehehehehe….

    Ah… e pode cobrar os direitos autorais também…

    Ou pode até o clube enviar um “Diploma de Honra ao Mérito” aos autores, eheheheh…

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *