O teste n° 1 da LE e a Zebrinha

Em 19 de abril de 1970, era realizado o primeiro teste da Loteria Esportiva, que durante anos alimentou o sonho de riqueza dos brasileiros. Em destaque, uma reprodução do volante daquele teste número 1, experimental, apenas para os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. Os 13 jogos eram dos campeonatos carioca (profissional e de juvenis), paulista, gaúcho, mineiro, paranaense e português.

[loteria.bmp]

A Loteria Esportiva havia sido criada em 27 de maio de 1969, pelo decreto-lei 594. Naquele primeiro teste, dos 100 mil cartões colocados à venda, 76.649 foram adquiridos. O prêmio líquido foi de Cr$ 253.958,00, mas como ninguém conseguiu acertar os treze jogos essa quantia acabou sendo dividida entre as oito pessoas que fizeram doze pontos. A partir de 1982, quando uma reportagem da revista Placar denunciou uma máfia de manipulação dos resultados envolvendo jogadores, dirigentes e jornalistas, a Loteria Esportiva perdeu sua credibilidade e nunca mais a recuperou. Entre 1987 e 1989, os jogos passaram a ser 16. Em agosto de 1989, voltaram a ser 13 e o nome foi mudado para Loteca. Atualmente, é necessário fazer 14 pontos para ganhar o prêmio maior, que está cada vez mais distante do que era oferecido há 40 anos. Em março de 2007, 7.792 apostadores chegaram a receber apenas R$ 32,67 cada um.
ESPN-Loucos por futebol.

A Zebrinha do Fantástico

A Zebrinha da Loteria Esportiva, estava sempre nos domingos da Rede Globo (Fantástico), e acompanhava o apresentador (na maioria das vezes era o Léo Batista), e juntamente com ele, dava o resultado dos 13 jogos. Quando algum resultado era surpreendente aos apostadores, ela, a Zebrinha, dizia com sua voz estridente: Olha eu aí…. Zeeeeeebra!!! A Zebrinha, saiu de cena no ano de 1986. Ela nos faz lembrar dos cálculos do matemático Oswaldo de Souza, que após a divulgação do resultado dos 13 jogos, baseado nos seus cálculos informava o provável número de ganhadores. Certa vez, meu pai me presenteou com um volante da Loteria Esportiva, e quando a Zebrinha falou, e anunciou: Olha eu aí de novo! Zeeeeeebbbrrraaa!!! Rasguei o volante e não esperei pelo restante do resultado. Se não me falha a memória, Botafogo havia empatado com o Olaria, (uma coisa assim). Mas pra falar a verdade, quando a Zebrinha saiu do ar, fez uma falta viu!
everardocaioprado.blogspot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *