“Pontos corridos” ou “Mata-mata”?

Nas ultimas rodadas do brasileirão de 2010, por questões de rivalidade clubística “local”, muitos torcedores, e até diretores, influenciaram seus jogadores a “entregar o jogo” para não favorecer o “rival” em uma possível conquista de título.

Com estes fatos “lamentáveis”, que denigre a imagem do futebol profissional, levou aos defensores da formula do sistema “mata-mata”, criticar e reivindicar a volta deste ao campeonato brasileiro.

Sou grande defensor do sistema de “pontos corridos” e coloco minhas considerações, para não permitir um retrocesso no campeonato brasileiro, lembrado pelo bom artigo “O Torneio do Almirante” de Franklin Carvalho.

O Sistema de “pontos corridos” faz com que todos possam jogar com todos, e assim, quem tiver mais êxito será considerado o “melhor” da temporada, ou seja, terá o título de “melhor time do ano”, o “campeão do ano”. Este título poderá ser ostentado como lhe convier.

Tendo turno e returno, possibilita a todas as torcidas assistir também a todas as outras equipes. E todas as equipes experimentaram todos os gramados e adversidades possíveis. Todos terão em tese, as mesmas chances de exibirem seu futebol por todos os gramados.

Formula consagrada nos campeonatos europeus e considerado o mais justo, premiando as equipes mais regulares e competitivas, possibilitando um trabalho a médio e longo prazo mais compensador.

Possibilita também premiar não só o melhor trabalho, mas também as outras equipes que também fizeram um bom trabalho e obtiveram às colocações anteriores. Cada qual com sua colocação, chegando ao ponto dos últimos “descerem de nível (divisão).

Mas este sistema também tem defeitos que podem ser amenizados conforme se valoriza cada colocação, com classificações de vaga-conquistada para outros campeonatos de nível superior, no caso Taça Libertadores e Sul-americana.

Os fatos que ocorreram de estimulo de “entrega”, só ocorreram na coincidência da tabela de jogos com o desinteresse total das equipes ao término do campeonato, dado suas colocações e possibilidades.

Este distorção pode ser amenizada com a diminuição do numero de vagas da Sul-americana, retirando os primeiros confrontos regionais, que nada acrescenta a esta. Isto feito, aumentaria as disputas nas colocações internas, diminuindo o desinteresse e a probabilidade de coincidências na tabela dos jogos finais. Simples!

Muito criticam o sistema de “pontos corridos” por não ter uma final “emocionante” entre dois times, e isto arrastaria multidões. Concordo com estas afirmações em parte, pois as emoções do “pontos corridos” é diluída para as outras partidas do campeonato ao longo da temporada.

Considerando os sistemas, entre virtudes e defeitos, temos o Sistema de “pontos corridos” como o mais justo,  e o Sistema “mata-mata” o mais emocionante, certo?

Nós temos os dois sistemas, vamos continuar com os dois:

– Sistema “mata-mata” – Copa Brasil

– Sistema “pontos corridos” – Campeonato Brasileiro

O que se deve mudar, ou melhor, aprimorar é a diminuição do calendário do campeonato brasileiro, para abrir espaço para os campeonatos estaduais, sincronizando com o inicio dos campeonatos europeus, e não permitindo “janelas” de transferência de jogadores. Esta sim, a grande aberração.

Deve-se aprimorar também a Copa Brasil, de verdadeira integração nacional, que possibilita novos trabalhos aparecerem, independente de ser clube grande ou pequeno, ou do seu Estado de origem. Um torneio democrático para todos.

Coloco aqui, uma “grande” sugestão, ao aprimoramento da Copa Brasil e na sua valorização.

Instituir os “Títulos”, com suas respectivas “Taças” dos Campeões Regionais do Brasil:

Campeão da Copa Norte

Campeão da Copa Centro-Oeste

Campeão da Copa Nordeste 

Campeão da Copa Sudeste

Campeão da Copa Sul

Não há necessidade de novos torneios e sim direcionar a tabela da Copa Brasil para 5 grupos, sendo semifinalistas da “Super” Copa Brasil os campeões da Região Sul, Sudeste, Nordeste e o ganhador do confronto dos Campeões do Norte e Centro-Oeste. As TVs regionais seriam grandes parceiras, ao incentivo e valorização destas “Taças”.

Tivemos este ano o Fluminense FC, regular e competitivo, dentro e fora de casa, legítimo Campeão Brasileiro (Tri-campeão) e o brilhante Santos FC, com altos e baixos das suas novas estrelas, Campeão da Copa Brasil. Ambos classificados igualmente para a “Taça Libertadores”. Esta possibilidade de dois diferentes campeões nacionais, não acontece por exemplo, na Argentina com seus campeonatos iguais de Apertura e “Fechadura”. 

Não descaracterizem o sistema de “pontos corridos”, aprimorem os sistemas, principalmente a Copa Brasil, legítima representante do sistema “mata-mata”.  

 

Antonio Mário Ielo

Membro do Blog História do Futebol

7 pensou em ““Pontos corridos” ou “Mata-mata”?

  1. Cicero Urbanski

    Acho que deveria continuar os pontos corridos, porem com classicos entre cariocas e paulistas nas 3 rodadas finais para evitar as “entregas”.

    Também acharia interessante um Supercampeonato, entre os primeiros colocados para definir o campeao (os pontos ao longo do campeonato seriam mantidos).

    Exemplo 1:
    3 finalistas, com no maximo 3 pontos de diferenca:
    PONTOS CORRIDOS:
    1. FLU 71PT
    2. CRU 69
    3. COR 68
    4. GRE 64 (eliminado por ter +que 6 pontos atras do lider)

    SIMULACAO DAS RODADAS
    JOGO1
    CRU 1X0 CORI (2 e 3 colocados)
    FLU 0X1 CORI (perdedor jogo1)
    FLU 0X1 CRU (vencedor jogo1)
    CLASSIFICACAO FINAL:
    1. CRU 75 PT
    2. FLU 71
    2. CORI 71

    Exemplo 2 com 4 finalistas com no maximo 6 pontos de diferenca:
    PONTOS CORRIDOS:
    1. FLU 71PT
    2. CRU 69
    3. COR 68
    4. GRE 65

    FASEFINAL
    SEMIFINAL – ATÉ 2 JOGOS
    1. X 4. LUGAR – FLU X GRE – GRE TERIA QUE VENCER OS DOIS JOGOS PARA IGUALAR OS 71 PONTOS DO FLU E SE CLASSIFICAR.
    2. X 3. LUGAR – CRUZ X CORI – QUEM TOTALIZASSE MAIS PONTOS SE CLASSIFICARIA.
    PONTOS DESTES DUELOS, NAO CONTAM NA CLASSIFICACAO GERAL.

    FINAL:
    VENCEDORES DAS SEMIS EM 2 JOGOS, VALENDO OS PONTOS DA CLASSIFACAO GERAL.

    EXEMPLO 3:
    SOMENTE DOIS FINALISTAS
    1. FLU 71PT
    2. CRU 69
    3. COR 67(Eliminado por ter ficado + que 3 pontos atras do lider)
    4. GRE 64(Eliminado por ter ficado + que 6 pontos atras do lider)

    FLU E CRU FAZEM A FINAL EM DOIS JOGOS, COM O CRU TENDO QUE TIRAR A DIFERENCA DE PONTOS.

    SERIA MEIO CONFUSO, POREM COM MAIS EMOCAO E JUSTICA.

  2. Ricardo Amaral

    A ideia da realização das Copas Regionais é excelente, pois as rivalidades regionais são muitos grandes e teriamos com certeza o interesse do torcedor. O campeonato do NE já atestou isto e o torneio Rio-Sp em anos anteriores também. Esta supercopa Brasil seria a reedição da Taça dos campões realizada, me parece, até o ano de 2006. Apesar de excelente acho muito dificil a CBF aceitar, pois a madastra não tem interesse que as regiões fortalecam o seu futebol. O importante acima de tudo é o lucro e assim é a TV(globo) que determina que os torcedores das regiões de futebol menor fiquem sempre sentados em sofás, jamais em estadios.
    Com relação ao sistema de disputa, os pontos corridos foi o unico gol a favor que Ricardo Teixeira fez em seu longo reinado, mas não duvidem que o mata-mata possa voltar para satisfação de alguns.

  3. Gilberto Maluf

    Eu vi enquete no Yahoo sobre o assunto. Os torcedores até aquele momento estavam votando 67% para o mata-mata.
    Ouvi de um amigo a idéia de dois finalistas no primeiro turno para sair o campeão do turno. Posteriormente, começando o 2° turno, todos com zero para dar chances aqueles que não foram bem. E mais dois finalistas do returno. Se o campeão do turno voltar a se classificar ficará com enorme vantagem.
    Para o descenso a soma dos turnos.

  4. Jorge Farah

    Interessante esta discusão, os considerados maiores campeonatos do mundo são em turno e returno, e a grande maioria tem no máximo 3 candidatos sérios ao título, aqui que temos no mínimo 10 clubes candidatos a títulos, não tem por que não dar certo, creio que o “fator entrega” que existe em qualquer lugar do mundo e todo mundo sabe pois ja aconteceu até em Copa do Mundo, e em outros esportes vide a última campanha da seleção brasileira de voley, devido principalmente a um regulamento errado, quem sabe se as tabelas fossem melhor estudadas e os jogos finais fossem entre clubes de maior rivalidade, não sei é necessario estudar com carinho e para isto tem gente que ganha muito bem.
    So sei que se temos dois grandes campeonatos Brasileiro pontos corridos e a Copa do Brasil é mata-mata, é o que penso, respeitando a opinião de todos.

  5. Edu Cacella

    Seja em pontos corridos ou mata-mata o problema todo se chama PESSIMOS DIRIGENTES, amadores, que dão declarações absurdas na imprensa e n acontece nada.

  6. Andre Martins

    Não diferente dos dois comentarios,tambem sou a favor do pontos-corridos.E quanto a essa rivalidade que,um time “abre as pernas” afim de liquidar o rival,acredito que faça parte do futebol.Pode nao .ser uma pratica sadia mas,esquenta ainda mais a rivalidade,o que fica ainda mais gostoso assistir um jogo.

    escudosumapaixao.blogspot.com

  7. Walter Iris

    Ielo.

    Também sou totalmente a favor do sistema de pontos corridos. Este ano, estão batendo na tecla que o São Paulo e Palmeiras entregaram o jogo para o Corinthians, porque o “prejudicado” foi o Corinthians, mas esquecem que isso tudo foi conseqüência da entregada do Corinthians para o Flamengo no Brasileiro de 2009, que prejudicou São Paulo, Palmeiras e Internacional, sem falar na entrega Grêmio para o Flamengo na última rodada.
    Aliás, é bom lembrar que o próprio Corinthians, no Brasileiro da Série B de 2009, entregou na última rodada o jogo para o América-RN, ao escalar um time de reservas.
    Os defensores do sistema mata-mata já esqueceram que, nos campeonatos disputados com essa fórmula, também existiam entregas. Era um tal de time já classificado entre os 8 melhores entregando jogo para evitar, teoricamente, um adversário mais forte nas quartas de finais, como também, entregando jogo para beneficiar ou prejudicar time com risco de rebaixamento.
    Seria a favor de volta do sistema mata-mata se, assim como o 8º colocado na fase de classificação pode ser o campeão, os 4 rebaixados fossem definidos, também, no sistema mata-mata, pelos clubes classificados entre o 13º e 20º lugar. Os quatro últimos colocados na fase de classificação poderiam se salvar o descenso.
    Para os defensores da emoção no sistema mata-mata, seria emocionante ver o seu time ficar entre o 13º e 16º lugar, correndo risco de rebaixamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *