Sete de Setembro Futebol Clube da Freguesia do Ó – São Paulo (SP): Fundado em 1917

O Sete de Setembro Futebol Clube é uma agremiação da Cidade de São Paulo (SP). Possui a sua Sede localizado no Bairro da Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital paulistana. Fundado no dia 07 de Setembro de 1917,  quando, na Freguesia do Ó, numa barbearia na Avenida Marina, João Cabral, Luiz Biancardi e Manoel Cabral, juntamente com outros jovens idealistas do bairro, entre eles,  Higino Campagnolo, João Pedro Campagnolo, João Zuani, Vitório Finzeto, João de Brito e Pedro Perin, reuniram-se para levar adiante uma velha idéia: queriam fundar uma agremiação social e esportiva que proporcionasse divertimento aos moradores da comunidade.

Fazia poucos anos que o paulista, filho de ingleses, Charles Miller, trouxera para o Brasil uma modalidade esportiva denominada “foot-ball”, e que vinha despertando vivo interesse, aos homens de todas as camadas sociais. Encantados, talvez, pelo evidente desenvolvimento do futebol, os irmãos Cabral e Biancardi convidaram um punhado de jovens para participarem daquela reunião. Era 1917. A data, 7 de setembro. O horário, ninguém se arrisca a precisar, sabe-se apenas que era ao cair da noite.

Formalidades de praxe, escolheram o presidente e o secretário da mesa, que foram, respectivamente, os srs. João Cabral e Luiz Biancardi. Tomando a palavra, o recém-eleito presidente da sessão, com ares solenes, deu ao conhecimento dos presentes o motivo daquela reunião, ou seja, a fundação de uma entidade esportiva para o bairro, e disse: “Sinto-me bastante envaidecido ao verificar que todos apoiaram essa tão sonhada idéia”.

Estava nascendo um novo clube, mas e o nome? Um dos presentes opinou por Independência F.C, pois naquela data era comemorada
a independência do Brasil. Não foi aceito, porque esse nome remetia a uma idéia de que o clube iria “depender de muitos”. Decidiram então por 7 de Setembro. Nascia, naquele instante, no bairro da Freguesia do Ó, a Sociedade Esportiva e Recreativa 7 de Setembro Futebol Clube.

Nessa mesma ocasião, ficou estabelecido que as suas cores seriam: preto, vermelho e verde. Uma lista de contribuições foi aberta, e o total apurado foi suficiente para comprar uma bola. Biancardi ficou incumbido de providenciar o aluguel de uma casa nas imediações, para ser fixada a sede social. Manoel ficou responsável por marcar a primeira partida e montar o time e, João solicitou aos presentes que propagassem o nome da equipe e trouxessem associados e jogadores.

Nem por sonho, aqueles homens poderiam imaginar que seu modesto clube traçaria uma jornada tão longa, tão gloriosa e tão histórica, marcada por 83 anos de lutas e glórias, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, contentamentos e sacrifícios, transformando-se numa das mais respeitadas e reconhecidas equipes amadoras do país.

CLUBE
  Quatro mil metros acolhem os sonhos e as realizações dos setembrinos
O S.E.R 7 de Setembro é um clube que atualmente reúne no seu quadro de colaboradores e associados, aproximadamente 200 apaixonados que militam, nos finais de semana, em busca de atividades sociais e esportivas para oferecer aos moradores da comunidade.

Numa área própria, com quatro mil m², a agremiação conta com uma excelente infra-estrutura: campo de futebol com alambrado e iluminação para jogos noturnos, quatro vestiários com chuveiros, estacionamento para veículos, quadra de futebol society, salão com lanchonete, secretaria para reuniões e sala de troféus.

O quadro de futebol do tricolor conta com atletas de todas as idades divididos da seguinte forma:
· Futebol de Paradões: Formado por ex-jogadores que nem sempre dispõe de tempo para práticas esportivas. Na média, são senhores que já passaram dos 40 anos e que, no passado, foram grandes craques que
contribuíram para as glórias da equipe.
· Futebol de Veteranos: Formado por atletas de 30 a 40 anos, que jogam todos os finais de semana. 
· Futebol Principal: No plantel, jovens jogadores. Esse é o time que representa o 7 de Setembro em disputas e campeonatos oficiais de futebol amador.
· Futebol Dentão: Constituído pelos adolescentes da comunidade que tenham, no máximo, 15 anos.

“Nossa praça de esportes dispõe de uma área livre, onde mantemos um playground para diversão das crianças do bairro e, além disso, uma área coberta onde os moradores se reúnem para disputar acirradas partidas de truco. Nós também a cedemos para as festas da vizinhança”, alegra-se Oswaldo Ribeiro Leão, presidente do clube.
Leão conta seus planos para o futuro: “Além de dar continuidade a tudo o que já oferecemos, é nossa intenção propiciar maior lazer à comunidade, através de realizações esportivas, comemorações cívicas integrando as escolas da região e realizações de campanhas sociais a fim de angariar agasalhos, alimentos e remédios para os carentes. Queremos ainda, manter um espaço aberto para a 3ª idade, com sessões de ginásticas e atividades recreativas voltadas para eles”.

HOMENAGEM

João Cabral foi o primeiro a comandar a gloriosa
história do Sete.

João Cabral, hoje falecido, foi o primeiro presidente do 7 de Setembro F.C, antecedendo, entre outros, os seguintes:
Antônio Finzeto, Manoel Marques, Mário Cornelsen, Sílvio Bertazio, Manoel Andrade, Oscar Aguiar, Igino Marighettii, Humberto Augusto Martins, Rafael Simione, Oswaldo Borges, Alfredo Zigrossi, Pedro Novaes Filho, Rachid Jorge, João Borges, Irineu Zigrossi, Mário Pardini, Ivo José Parisan, Luiz Raposo Medeiros e Luiz Carlos Pontes.
Na atual diretoria, abnegados setembrinos que merecem homenagem: Oswaldo Ribeiro Leão – presidente; Ivo José Parisan – vice; Flávio

Cuono – presidente do conselho deliberativo; Pedro Roberto Regatieri – presidente do conselho fiscal; Sérgio Luiz Pinto de Toledo – tesoureiro; Wilson Bigliatto – secretário; Elísio Bertanazzi – diretor de patrimônio e Luiz Roberto Pinto – diretor de esportes.
“Os ex-governadores do Estado de São Paulo, Ademar de Barros e Laudo Natel, também são figuras importantíssimas na história do clube”, lembra-se Leão.

Os tricolores não esquecem, porém, dos craques que vestiram sua camisa. “Muitos jogadores que passaram pela nossa equipe brilharam no futebol profissional, alguns revelados pelo próprio clube e outros que atuaram envergando nossas cores”, orgulha-se o presidente.
Entre eles estão: Poli, Chabula, Guezzo e Pavão (Nacional A.C); Maravilha (Adams de Araraquara); Dácio (Associação Portuguesa de Desportos); Alexandre (S.C Corinthians Paulista e futebol espanhol); Prado (São Paulo F.C e S.C Corinthians Paulista); Reinaldo, que começou nas equipes de base do 7 e posteriormente foi para o Nacional A.C, Ituiutaba de Minas Gerais, América e Flamengo do Rio de Janeiro, América do México, e hoje atua na Seleção Brasileira de Máster; Ercides (Cidinho), que também começou nas equipes de base, passando por todas as
categorias, e depois atuou no Primavera de Indaiatuba, Rio Branco de Americana e Novo Horizontino; Pedro Rocha e Zé Roberto (São Paulo F.C); Wladimir e Biro-Biro (S.C Corinthians Paulista) e Jorginho e Wilsinho (Portuguesa de Desportos).

FONTE: Página do clube, no Facebook

Um comentário em “Sete de Setembro Futebol Clube da Freguesia do Ó – São Paulo (SP): Fundado em 1917

  1. Edelcio Marighetti

    favor corrigir nome do oitavo presidente (Higino Marignetti) o nome correto e Igino Marighetti ,meu tio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *