Amigos
Recebi um e-mail de Valter Duarte que transcrevo abaixo e peço aos amigos se tiverem essa súmula que passem para o meu e-mail.
“Sei que é dificílimo, mas pediria para tentarem encontrar a súmula da final do campeonato uruguaio de 1944, Penãrol 3×2 Nacional, e o que puderem saber da participação do Carreiro, ponta esquerda brasileiro naquele jogo e no campeonato daquele ano em que o Peñarol foi campeão.
Carreiro, João Baptista Sequeira Lima, foi ponta esquerda da seleção brasileira em 1939 e 1940, do São Cristóvão, do Fluminense e do Palmeiras.”
Carreiro foi um grande amigo da família de seu Valter Duarte
Em um outro e-mail
“Nasceu em 1911, tinha o apelido de “Rui Barbosa da pelota”, acho que muito por semelhança física. Ponta-esquerda, jogou no São Cristóvão até 1939, sendo convocado para a seleção brasileira, depois foi para o Fluminense, clube pelo qual foi bicampeão em 40 e 41, foi expulso no tal do Fla-Flu da Lagoa em que o 2×2 deu o título para o Fluminense. Aliás, ele me contou que a história de jogarem bolas na Lagoa para o tempo passar era uma lenda, que não havia acontecido nada daquilo. Em 43 foi para o Palmeiras, de onde foi para o Peñarol, que precisava quebrar a hegemonia do Nacional, pentacampeão uruguaio de 39 a 43, e conseguiu, ganhando o jogo final de virada por 3×2. O nome dele consta no site do Peñarol no plantel de 1944, mas não há nada sobre a participação que teve. Uma curiosidade: no time do Peñarol daquele ano jogava o Obdúlio Varela. Acho que Carreiro foi o único brasileiro, ou um dos poucos, a ter jogado com ele num mesmo time.”
Abraços
Valter Duarte
Meu e-mail: sosumulas@yahoo.com.br ou jorge_costa_h@yahoo.com.br
Retirado do site da RSSSF:
Championship Playoff
First Playoff [Dec 10, Estadio Centenario; attendance: 55,000]
Nacional 0-0 Peñarol [after two extra times (60′)]
Nacional: Aníbal Paz; Raúl Pini, Secundino Arrascaeta; General Viana, Rodolfo Pini, Schubert Gambetta; Luis Ernesto Castro, Aníbal Ciocca, Atilio García, Roberto Porta, Bibiano Zapirain. Coach: Héctor Castro.
Peñarol: Roque Gastón Máspoli; Agustín Prado, Sixto Possamai; José Pedro Colturi, Obdulio Varela, Luis Prais; José María Ortiz, Domingo Gelpi, Elmo Bovio, Lorenzo Pino, Ernesto Vidal. Coach: Aníbal Tejada]
[Referees: Manuel Domínguez, A. Mancebo, C. Martín]
Second Playoff [Dec 17, Estadio Centenario; attendance: 45,000]
Peñarol 3-2 Nacional
[Luis Prais 37, Obdulio Varela 59pen, Ernesto Vidal 68; Atilio García 25, 28]
Peñarol: Roque Gastón Máspoli; Agustín Prado, Gerardo Spósito; José Pedro Colturi, Obdulio Varela, Luis Prais; José María Ortiz, Domingo Gelpi, Elmo Bovio, Lorenzo Pino, Ernesto Vidal. Coach: Aníbal Tejada.
Nacional: Aníbal Paz; Raúl Pini, Secundino Arrascaeta; General Viana, Rodolfo Pini, Schubert Gambetta; Juan Alberto Bugallo, Aníbal Ciocca, Atilio García, Roberto Porta, Bibiano Zapirain. Coach: Héctor Castro]
[Referees: Genaro Cirilo, J. Benítez, Tecitore]
Peñarol Champions of Uruguay 1944.
Promoted: Rampla Juniors FC.
Topscorer:
21 – Atilio García (C Nacional dF)