Fluminense Campeão Brasileiro de 1970

Flu-1970

Todos nós acreditavamos que esta capa da Revista Placar informava a verdade, ou seja, o Fluminense Football Club se tornava o campeão brasileiro de 1970, e junto com a Sociedade Esportiva Palmeiras, vice-campeão brasileiro de 1970, estavam classificados para disputar o título sul-americano no torneio denominado “Taça Libertadores das Américas”.

Após, 40 anos, o Fluminense FC, com boas e péssimas diretorias, tendo altos e baixos ao longo destas 4 decadas,  incluindo sua passagem pela 2a e 3a divisão nacional, hoje disputa novamente o título brasileiro, estando quase classificado para a “Taça Libertadores” de 2011, sendo um dos tres clubes que ainda tem chances de se tornar campeão.

Se o Fluminense FC ficar campeão brasileiro de 2010, será popularmente comemorado como “Tri-campeão brasileiro” ou apenas “Bi-campeão brasileiro”?

Se somarmos o título de campeão da “Copa União”, ou campeão do “Módulo Verde”, como a CBF denominou, pergunto: O Flamengo é realmente “Hexa-campeão brasileiro”?

“A História não se apaga, e sim, se reconhece como tal”.

4 pensou em “Fluminense Campeão Brasileiro de 1970

  1. Ramssés Silva

    Roberto,

    é um prazer ter meu Estado tão bem representado por você aqui no Blog. Sou membro recente e estou tentando ganhar meu espaço esforçando-me para postar artigos bem elaborados. Que bom que temos pesquisadores sagazes como você aí do sul; faltava sim alguém da capital. E cá estou eu, rs!

    Abraços e que continuemos trocando idéias…

  2. Roberto Saraiva

    Ramssés meu amigo somos conterrâneos, sou de Imperatriz mas moro em Açailândia, sou um dos pioneiros do blog, mas hoje dei uma passada pra ver os amigos, porque toco um projeto pessoal, meu site:
    http://www.paixaoporescudos.com

    abraços a vc e ao mestre Ielo

  3. Roberto Saraiva

    Será um pecado se meu Fluzão não conquistar o tri brasileiro em 2010. Por que pelo seu sofrimento, romantismo e beleza é sem dúvida a torcida que mais merece.

  4. Ramssés Silva

    Querido prefeito Ielo:

    Trouxe-lhe boas novas a respeito das cores e escudo do Fênix Football Club de São Luís, você já viu nos comentários do artigo?

    Falando em Fluminense, apesar de torcer pro Sampaio Corrêa e pro Corinthians, sempre simpatizei com o tricolor carioca. Acho um time que guarda em torno de si uma aura bacana rememorando os bons e românticos tempos do futebol do passado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *